Guia para propor mudanças voltadas a um modo de vida mais sustentável, o Lixo Zero é uma iniciativa cultural promovida por pesquisadores e pesquisadoras, cientistas, professores e professoras, além de profissionais do campo das ciências ambientais.
Reunidos pelo desejo de enriquecer o conhecimento científico, esta rede internacional, composta por pessoas de todas as idades, culturas e religiões foi impulsionado pela encíclica Laudato Sí, escrita pelo Papa Francisco.
Grande defensor da causa ambientalista, o pontífice disserta nas linhas da encíclica sobre a importância e ações de preservação da nossa casa comum: o planeta Terra. De forma especial, ele chama a atenção para a urgência de findar o lixo plástico.
Evento Lixo Zero
Com objetivo de divulgar essa iniciativa, o EcoOne – Inundação do Movimento dos Focolares-, ao lado do Instituto Lixo Zero (ILZB), apoiou a realização do 1º Congresso Lixo Zero – LATAM (Latino-americano). A coordenação do evento ficou sob encargo de Fátima Langbeck, Coordenadora Nacional EcoOne e Embaixadora do ILZB.
No formato híbrido, com momentos ocorridos no Centro Universitário Uniamérica – Campus Boulevard, em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 1 e 3 de junho, o primeiro evento atraiu 500 inscrições.
Os participantes foram identificados em mais de 20 países e os palestrantes de mais de 10 países distintos, entre América Latina, Europa e Estados Unidos. Ao final, contabilizou-se a participação de 1.500 pessoas.
Lixões brasileiros
Durante o evento, uma das questões debatidas foram os lixões no Brasil. A solução apontada há tempo orienta a criação de um aterro para cada um. O novo paradigma proposto pela iniciativa é o Lixo Zero.
Segundo a equipe de organização, é preciso atuação da governança, da competência em usar todos os recursos para trazer harmonia entre o ser humano e a natureza.