Argentina | Aprendizado e Serviço de Solidariedade: 20 anos de Clayss

clayss

Aprendizagem e Serviço de Solidariedade é aprender e usar o conhecimento adquirido na sala de aula para transformar a realidade; e aprender na realidade o que nem sempre pode ser aprendido na sala de aula. Clayss, sediada na Argentina, construiu redes e alianças com instituições educacionais no mundo inteiro.

Vinte anos de um percurso na educação não são poucos. Nascido como “um sonho louco” em Buenos Aires, em 2002, em meio a uma grave crise econômica e social, o CLAYSS, Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço de Solidariedade, estendeu sua ação não apenas à área latino-americana, mas também a muitos países da Europa, Ásia e África. É uma ampla rede construída em conjunto com instituições educacionais envolvendo todas as faixas etárias, do jardim de infância à universidade.

Para celebrar estes primeiros 20 anos, foram organizadas 20 conferências em 20 cidades. Na ocasião da etapa em Roma, na Universidade LUMSA, encontramos Nieves Tapia, fundadora e diretora da CLAYSS.

“O aprendizado do serviço de solidariedade”, explica a professora Tapia, “combina teoria e prática, permitindo que tanto crianças quanto jovens universitários aprendam, colocando em prática o que sabem a serviço dos outros”.

No final de agosto, o XXV Seminário Internacional de Aprendizagem e Serviço de Solidariedade acontecerá em Buenos Aires, enquanto já estão em andamento os trabalhos para preparar uma conferência a ser realizada em Roma, em outubro, que contará com a presença de cerca de cem universidades católicas.

“Uniservitate é um programa global para promover o Aprendizado e o Serviço de Solidariedade nas instituições de ensino superior católicas”, diz Nieves Tapia. “O objetivo é gerar uma mudança sistêmica através da institucionalização do Serviço de Aprendizado e Solidariedade para que se tornem uma ferramenta que permita às instituições de ensino superior cumprir sua missão, oferecer uma educação integral às novas gerações e envolvê-las em um envolvimento ativo com os problemas de nosso tempo”, acrescenta.

A rede global de Uniservitate está presente em 26 países nos 5 continentes através de parcerias com mais de 30 universidades e instituições educacionais.

Carlos Mana

A nossa entrevista. Ativar legendas em português.

Texto originalmente divulgado pelo site internacional do Movimento dos Focolares.

Compartilhe
Veja também
No dia 30 de julho passado, entre os 430 participantes do encontro da comunidade do Movimentos dos Focolares que vive no território da “tríplice fronteira” entre Brasil, Argentina e Paraguai, estavam presentes alguns que enfrentaram até 20 horas de viagem.
A viagem de sete horas de lancha de Santarém a Juruti -PA, foi necessária para que Margaret Karram, Presidente do Movimento dos Focolares, e Jesús Morán, Co-Presidente, mergulhassem antes de tudo na natureza única desta região no mundo e na sua extraordinária riqueza cultural.
Após a chegada ao Brasil por Fortaleza, no Ceará, (04), Margaret Karram e Jesús Moran, presidente e copresidente do Movimento dos Focolares, partiram rumo ao Pará (06) para conhecer de perto a realidade amazônica em visita aos trabalhos sociais e à comunidade do Movimento dos Focolares no estado.