SITE OFICIAL BRASILEIRO

Jornada da Família em Lajedo reflete sobre nuances familiares

Há 9 anos, Lajedo (PE) realiza a Jornada da Família a fim e promover um espaço de reflexão sobre as nuances familiares. Sua origem vem de uma profunda história de uma família que participava do grupo Famílias Novas e que foi inspiração para a criação deste espaço de amor.

Comumente, a Jornada da Família é direcionada à casais Católicos Romanos, no entanto, em 2023 surgiu o desejo de convidar pessoas de outras igrejas cristãs, tanto pela alma ecumênica do Movimento dos Focolares, como pela Lei que estabelece o evento municipal. Participaram também casais anglicanos, protestantes e espíritas.

Uma história, muitos corações

Izânia e Claudemir eram um casal feliz que participava do grupo Famílias Novas, um braço do Movimento dos Focolares focado em compreender como viver o Carisma da Unidade no seio familiar. Tinham dois filhos, Isis e Raone, e Izânia estava grávida do terceiro bebê, Alícia. No entanto, circunstâncias levaram Izânia a falecer durante o parto, indo consigo a pequena Alícia. Quatro anos depois, partia Claudemir.

Na missa de 30º dia de Izania, alguns vereadores locais estiveram presentes. Após o momento, ao compreenderem o impacto que a história daquela família trazia para a cidade, decidiram que aquele dia deveria ser feriado para se refletir sobre a família. A Lei noº 1245/2008 deixa claro o que se deve fazer para lembrar a vida de Izânia: “evangelização e formação das famílias”.

Assim, a comunidade de Lajedo promove a Jornada da Família, na intenção de trazer depoimentos de pessoas que tiveram contatos com Izânia e que relatam suas experiências. Todos os anos se fala de um aspecto de sua vida e este ano o aspecto de sua vida foi a Oração. O texto é sempre extraído por documentos de seu confessor como “a vida e a fé de Izânia, e sua forma de ser é fruto da espiritualidade que dela bebeu: a Espiritualidade da Unidade – Jesus em meio, no meio da família”.

A Jornada coincide sempre no mesmo período da morte de Izânia (11 de maço) e da fundadora dos Focolares, Chiara Lubich (14 de março). Hoje, seus dois filhos, Isis e Raone, são dois jovens que participam do Movimento. Raone se encontra na Suíça, na Escola Gen – para jovens.

Compartilhe
Veja também
Santa Maria.
De todo o Brasil, milhares de pessoas se mobilizam para apoiar as 1,4 milhão de pessoas afetadas pelos temporais trágicos que atingiram o Rio Grande do Sul (RS) desde o dia 29 de abril de 2024. 
Responsável por executar a canção, Banda do Genfest representa a rica diversidade cultural brasileira que deverá marcar o festival juvenil e deve reunir 6 mil jovens do mundo todo em Aparecida, de 19 a 21 de julho deste ano.
Jornada de aprendizagem Amazônia Viva EaD ensinará como empreender de modo mais sustentável na região amazônica