SITE OFICIAL BRASILEIRO

Profissionais da comunicação e TI propõem fraternidade nas relações midiáticas

Profissionais da comunicação e TI propõem fraternidade nas relações midiáticas em encontro da NetOne

Representantes da NetOne, de todo o Brasil, anunciam novos projetos.

O encontro NetOne neste sábado (18) apontou aos participantes presenciais e on-line caminhos para trabalhar por uma comunicação que leve a fraternidade à sociedade. “Quem somos e o que queremos” foi o título do evento, transmitido da sede do Movimento dos Focolares em São Paulo.

Após a apresentação de cada participante, seguiu-se uma entrevista gravada pelo jornalista Luís Henrique Marques, com a socióloga Vera Araújo. Ela é uma das principais responsáveis pelo lançamento dessa proposta nas ciências humanas. Aos 83 anos, Vera é uma das pioneiras brasileiras dos Focolares, do qual originou-se a NetOne.

Na entrevista, evidenciou-se a unidade como raiz e valor, e a diversidade como um princípio indispensável na convivência humana. A socióloga associa esses elementos ao “Amor Agápico”, (aquele pronto a dar a vida pelo próximo).

Pontos a questionar e promover

Emergiram ainda pontos a questionar na comunicação: o relativismo ético; a espetacularização da vida sem o devido respeito à individualidade; a competitividade entre os profissionais e entre grupos de mídia; a exposição da esfera privada nas redes.

Vieram em evidência também pontos a colocar em prática: a ética e a competência como pré-requisitos para a atuação profissional; valorização do positivo nos fatos; e a centralidade do ser humano nas produções midiáticas, científicas, e nos relacionamentos profissionais.

“Trata-se realmente de uma aventura que nos torna mais humanos”

Enfatizou Araújo.

Seguiram-se relatos de experiências na linha do que sugeriu a socióloga e outras participações virtuais e presenciais. As falas evidenciaram a necessidade e urgência da formação de grupos e de uma rede de convivência em unidade, na diversidade, com respeito às individualidades.

Foram cinco participantes presenciais e 11 remotos,  entre profissionais de TI, rádio e televisão, publicitários e jornalistas, de cinco estados e Brasília, presentes na grande mídia, na Revista Cidade Nova (dos Focolares), e em universidades, nos setores público e privado.

O meet foi de 10h às 12h. Na parte da tarde, cinco membros da Comissão Nacional NetOne, presencialmente, planejaram oficinas de comunicação para o GenFest de 2024, além do cronograma das atividades da NetOne no Brasil para o ano que vem.

Ficou marcado um congresso nacional  de 14 a 17 de novembro. O Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), deverá sediar o evento, a confirmar.

Por Andréa Moreira e Marcello Riella Benites

Galeria de fotos

Quem viu, também gostou

Voluntariado Genfest 2024: evento recruta estudantes e profissionais de saúde para atuação no evento

X Simpósio de Educação Para a Paz em Pernambuco traz propostas ousadas

LIVE Genfest-NetOne Brasil aborda tema da subnutrição

Compartilhe
Veja também
Apresentações musicais, dança, teatro, relatos de experiências são alguns dos momentos previstos no programa do Evento Central que acontecerá em julho, em Aparecida/SP.
No último sábado (11), recebemos duas experiências de voluntárias de Lajeado, município atingido pelo desastre climático que assola o Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril de 2024. A seguir, você confere as experiências e alguns registros enviados pela Cristiana Terra.
I Congresso Latino-Americano de Comunhão e Direito propõe reflexão e debate sobre os fundamentos e alcance do Direito ao Desenvolvimento.