A comunidade do Movimento dos Focolares de realizou a Jornada para as Famílias em Aracaju (SE), com o tema “Famílias em Ação: um mosaico de vida”, no dia 13 de outubro de 2024, na capital sergipana. Entre os cerca de 100 participantes, haviam pessoas de Aracaju, Itabaiana, São Cristóvão e Frei Paulo.
O dia começou com a narração da história dos Focolares para apresentar aos novos participantes e recordar aos antigos a base desde Ideal de Chiara Lubich: Deus Amor. Em seguida, todos fizeram a experiência de se esvaziar, deixando de lado os problemas, as preocupações, as dificuldades que poderiam estar vivendo naquele momento para, de fato, estarem presente durante aquele dia.
O tema apresentado “Famílias em Ação: um mosaico de vida” faz referência ao livro homônimo, divulgado por Cidade Nova (confira o livro), que apresenta um verdadeiro mosaico de experiências familiares por todo o mundo.
Segundo a equipe organizadora do evento, o tema trouxe a importância do amor recíproco na família, sendo intercalado com experiências do dia a dia que, como disse uma participante, ajudou a sentir que todos são chamados a viver dessa forma, que é possível sim colocar em prática o amor recíproco com ações que podem ser simples, mas possibilitam a construção de um relacionamento sólido na família.
Em seguida, partilharam suas impressões do momento em pequenos grupos e, aqueles que estavam em casal, tiveram um momentinho para refletirem como poderiam construir o amor recíproco dentro de seu relacionamento, de sua família.
Houve vários momentos de compartilhamento de experiências, com temas variados, sempre destacando que o amor recíproco é o elo que nos une, que fortalece o relacionamento na família, possibilitando que sejam suportados os momentos difíceis e desafiadores com que nos deparemos ao longo da vida.
“Como nos pede Papa Francisco, em sua oração do envio missionário das famílias, lida no momento de ação de graças da missa, saímos desse dia com o desejo de anunciar, ‘com alegria, a beleza de ser família!”, completou a organização.
Ao final, alguns participantes deixaram seus depoimentos.
Depoimentos da Jornada das Famílias em Aracaju
Linda a jornada! Nos sentimos acolhidos e amados. Foi um recomeço como família, momento de reflexão e de mirar no que realmente importa! As experiências foram o ponto alto, são o que mais nos ajudam a seguir! Obrigada. (C e G de Aracaju)
O dia de hoje possibilitou-me ir à Fonte com suavidade, mansidão e muito amor! Sentir que doar-se promove mais ganhos, como alegria, paz e encontros do que a energia que colocamos na doação. Se reafirma em mim a riqueza da vida do Evangelho, da sua revolução e da decisão que depende de mim apenas para vivê-Lo. (W de São Cristóvão)
Realmente nossa jornada foi linda, foi de encher o coração de gratidão a Deus pelos frutos colhidos! A experiência, o tema, foi tudo simples, mas que fez um grande efeito, porque é o dia a dia nosso. E às vezes a gente faz no automático, não tem essa delicadeza, não faz aquilo por amor ao outro, mas faz por fazer. Então foi um relembrar mesmo, um recomeço. Obrigada a todos que contribuíram, que deram um pouquinho de si para que a nossa jornada acontecesse. (S, de Aracaju)