No dia 12 de outubro de 2024, a comunidade do Quilombo Rio dos Macacos (BA) celebrou o Dia das Crianças com uma festa repleta de atividades e muita diversão. Organizada pela Regional Alagoas, Bahia e Sergipe, do Movimento dos Focolares, a iniciativa teve como objetivo fortalecer os laços de fraternidade, convivência e união familiar entre todos os presentes. Esta ação anual é um momento muito especial para a comunidade e integra o calendário de atividades, sendo aguardada com muita alegria por todos.
O evento foi marcado pela presença de aproximadamente 120 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e adultos que viveram uma manhã animada por pintura de rosto, apresentação teatral dos Saltimbancos, gincanas, trilhas e um jogo da memória com perguntas sobre cuidado com a natureza e vivência da paz. Foram distribuídos 120 brinquedos para as crianças, além de um delicioso lanche, preparado com o carinho e doações de todos.
O encontro contou com a presença de jovens que participaram do Genfest 2024, uma experiência que reforçou o Carisma da Unidade que segue germinando entre todos os envolvidos.
Confira alguns depoimentos de colaboradores, pais e jovens que estiveram presentes no Dia das Crianças no Quilombo Rio dos Macacos.
Depoimentos
“Para mim participar desde o início deste projeto é uma coisa muito interessante. É algo muito interessante, algo muito incrível! Desde que eu comecei a ver todo mundo empenhado em fazer as coisas para fazer bem, eu achei bem legal! O que eu levo comigo sobre esta edição deste ano é ver a solidariedade de todo o mundo reunido. Todo mundo junto em um intuito só de fazer as pessoas felizes! Fazer um dia das crianças especial, diferente. Então, pra mim ver de todas as partes, o empenho pra fazer acontecer! Isto pra mim foi algo muito incrível! Que mais pessoas possam ser mais solidárias umas com as outras. Afinal, todos juntos somos uma família. Muito obrigado”.
Ariel dos Santos (jovem quilombola que participou do Genfest)
“Para mim, viver o momento com as crianças no Quilombo Rio dos Macacos, foi muito marcante. Desde o momento da preparação com os jovens, da gincana e das brincadeiras até a consumação disto. Quando chegando lá, vi a felicidade de cada criança em querer que seu rosto fosse pintado com um desenho. E a empolgação pelas brincadeiras, pelo teatro. Foi um ato singelo e concreto de amor ao próximo.”
Lilian Santos (jovem que participou do Genfest)
“Foi gratificante participar dessa iniciativa no Quilombo, desde o momento da escolha do presente até o momento da entrega. Uma experiência alegradora, de cooperação mútua, com arte e muita partilha. O momento mais marcante do dia foi a apresentação de Dona Biu, uma mulher da Comunidade, líder, forte, alegre e que expressou lindamente a cultura do seu povo. Essa ação trouxe um sentimento de gratidão pelo ato de doar, pela importância do partilhar com o outro e da clareza de quão desigual é o nosso país, que nos obriga a refletir que o Brasil não é único, não existe um Brasil só. Então ir lá e ver o Brasil a partir do olhar deles foi muito importante.”
Giselle e Noelson, pais.
“Foi um dia das crianças muito especial e diferente. As meninas participaram ativamente desde o início do processo, cortando os panfletos, colocando embaixo das portas dos vizinhos do prédio, recebendo as doações, embalando os brinquedos e etiquetando por tipo e por idade. Isso fez com que elas pensassem mais no outro, nas crianças que receberiam as doações e não no próprio presente. Nem falaram do presente que gostariam de ganhar nem ficaram perguntando se já havíamos comprado. Além disso, no dia da ação, elas verdadeiramente se fizeram um com as crianças do Quilombo, se entrosando e participando ativamente de todas as atividades, brincadeiras, lanche, pintura de rosto. E voltaram pra casa cheias de alegria e perguntando quando seria a próxima ação! Foi uma experiência incrível!”
Flora, mãe.
Quem viu, também gostou
Organizações do Ceará, Alagoas e da Bahia marcam presença no Genfest 2024!