Comunidade do Movimento dos Focolares realiza evento “Pontapé 2025”, na capital carioca, para planejar os trabalhos do próximo ano.
Nos dias 9 e 10 de novembro, cerca de 40 representantes das comunidades do Movimento dos Focolares do estado do Rio de Janeiro e de Juiz de Fora (MG) participaram do “Pontapé” 2025, o encontro anual que marca o início do planejamento das atividades para o próximo ano. Realizado nos focolares da cidade (sedes do movimento), o evento também foi uma oportunidade para avaliar as iniciativas e ações realizadas ao longo de 2024, promovendo uma reflexão conjunta sobre os aprendizados e desafios enfrentados.
O “Pontapé” é mais do que um encontro estratégico; é um momento de renovação e criatividade. Durante os dois dias intensos de atividades, foram utilizados métodos e dinâmicas inovadoras para estimular os participantes a pensarem “fora da caixa”, explorando novas ideias e abordagens para a missão do movimento. Essa abordagem incentivou a reflexão profunda e a criação de propostas que priorizam a participação dos jovens, a vivência de uma espiritualidade sólida e a partilha dessa vida espiritual com outras pessoas.
A avaliação das atividades de 2024 foi realizada de forma conjunta, ressaltando a importância de ouvir diferentes perspectivas para fortalecer a unidade. Os momentos de partilha e planejamento colaborativo permitiram identificar caminhos para formar uma comunidade mais engajada e inspiradora, com foco em uma espiritualidade prática e acessível.
O encontro reafirmou o compromisso do movimento em promover uma vida espiritual profunda, aliada à formação contínua, e em fortalecer a presença dos jovens na construção dessa missão. As ideias geradas durante o evento refletem a determinação dos participantes em transformar o “Pontapé” no ponto de partida para um novo ciclo de realizações, com foco na expansão e no fortalecimento do Movimento dos Focolares no estado do Rio de Janeiro e em Juiz de Fora (MG).