Focolares promovem curso EAD para proteção de crianças e adolescentes

Focolares promovem curso EAD para proteção de crianças e adolescentes

Curso ead para proteção de crianças e adolescentes é oferecido gratuitamente e de forma on-line. Saiba mais.

Por Nicole Melhado

As crianças e adolescentes estão entre as maiores vítimas de violência no mundo e em mais de 70% dos casos, o agressor é um parente próximo e as agressões são cometidas no ambiente doméstico. As violências cometidas podem ser verbais, físicas, psicológicas e sexuais.

A proteção integral para enfrentar casos de abuso e prevenir qualquer tipo de violência especialmente contra crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis está entre os principais empenhos do Movimento dos Focolares. No Brasil, a Comissão de Proteção e Garantia dos Direitos Fundamentais de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis, a COPAC, lança um curso no modelo à distância que pode ser realizado de forma gratuita. Ele é voltado para o público em geral, especialmente pais, educadores e responsáveis por grupos infanto-juvenis. As inscrições podem ser feitas pela plataforma: Focolares EAD.

O módulo básico “Proteger a infância – Proteção integral e garantia dos direitos fundamentais de crianças, adolescentes e pessoa vulnerável” conta com 9 aulas, com cerca de 30 minutos cada com especialistas de temas diversos como os direitos civis e internacionais, educação não violenta, prevenção e escuta.

Segundo a terapeuta, especialista em neurociência e mestre em Bioética Fabiane Olivia Ardenghi, que integra o corpo docente multidisciplinar do curso e da COPAC, o objetivo desta iniciativa é garantir que, até 2025, todos os membros do Movimento dos Focolares concluam a formação básica, promovendo a criação e manutenção de ambientes seguros para crianças e adolescentes, com foco na proteção, acolhimento e prevenção.

“Todos nós temos que ter essa consciência que as pessoas que sofreram abusos devem ter posição central nas nossas preocupações”, destaca  a especialista.

Para a coordenadora da COPAC, pediatra e advogada Eliane de Carli, o tema é urgente e precisa ser tratado com mais coragem e menos tabu. “Precisamos falar cada vez mais sobre esse tema, para tirá-lo das sombras, ele deve estar em todos os ambientes para que ocorra a prevenção.”

Focolares promovem curso EAD para proteção de crianças e adolescentes

Eliane está também na coordenação do Núcleo Lux Mundi na Conferência dos Religiosos do Brasil e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outros temas, destaca nesta formação o documento vaticano Motu Proprio “Vos Estis Luz Mundi”.

“Os crimes de abuso sexual ofendem Nosso Senhor, causam danos físicos, psicológicos e espirituais às vítimas e lesam a comunidade dos fiéis”, salientou o Papa Francisco neste documento. O Santo Padre pede o empenho de toda a Igreja Católica para prevenir tais crimes que atraiçoam a confiança dos fiéis.

Essa não é a primeira iniciativa do Movimento dos Focolares sobre o tema. O trabalho de formação teve início ainda em 2011 com a criação de equipes de especialistas de várias áreas da formação humana no centro da organização na Itália, a fim de propor para as várias regiões dos Focolares no mundo, estruturas, regras e procedimentos para a proteção e garantia dos direitos fundamentais de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.

Esse tipo de formação é feito não apenas no Brasil, como em todo o mundo para as comunidades, em especial para os membros que assistem as novas gerações.

Focolares promovem curso EAD para proteção de crianças e adolescentes

Rede de apoio às vítimas

Além de promover a formação dos membros dos Focolares, a COPAC também recebe as denúncias através de um canal de ouvidoria e realiza verificações internas, a partir de uma linha de tolerância zero com relação a qualquer forma de violência, abuso, maus tratos ou atos de bullying ou cyberbullying contra qualquer pessoa. As denúncias recebidas são acompanhadas e encaminhadas às competências jurídicas locais, com total sigilo e respeito às pessoas envolvidas no caso.

As pessoas que sofrem abusos ocupam um lugar central e prioritário nesse processo. Por isso, a escuta, o pedido de perdão, a oferta de ajuda e o percurso de reparação são o ponto de partida.

Contato da COPAC: copac@focolares.org.br

Quem viu, também gostou

América Latina se une em oração pelas vítimas de abuso – Movimento dos Focolares

Diretrizes para proteção da criança, adolescente e adultos vulneráveis   – Movimento dos Focolares

Imagens: Reprodução

Compartilhe
Veja também