Celebração dos 50 anos da chegada dos Focolares na Costa do Marfim

A celebração dos 50 anos da presença do Movimento dos Focolares na Costa do Marfim foi uma festa verdadeiramente “internacional”, com danças dos diversos países. A presença do Movimento na região da África Centro-Oeste foi comentada por uma rica mesa redonda ao redor de cinco pontos: a relação da espiritualidade da unidade com a Igreja; a obra de evangelização e difusão da mensagem cristã; as ações sociais e de solidariedade realizadas ao longo dos anos; o trabalho com os jovens e o desenvolvimento humano; a formação integral oferecida a jovens e adultos.

O Movimento dos Focolares chegou à Costa do Marfim em 1975, enquanto a Mariápolis Victoria nasceu em 1992. O Movimento desempenhou um papel crucial, protegendo a população durante o conflito de 2002 a 2006, e foi a Mariápolis que acolheu e cuidou de pessoas de todas as partes em causa. Ao longo dos anos, foram criados um centro de saúde, centros de treinamento profissional e cybercafés, que contribuíram para o acesso à Internet em Man.

A gratidão e o desejo de continuar a colaborar em muitas frentes foram expressos pelas autoridades civis e tradicionais presentes. Várias delas ressaltaram a importância do diálogo inter-religioso nessa região que os Focolares praticam e difundem, tanto pessoal quanto socialmente.

Margaret Karram, em sua mensagem, sublinhou que “muito foi semeado nesta região, mas Deus, no seu infinito Amor, dirige um novo apelo a todos nós: convida-nos a construir a unidade na Costa do Marfim com um impulso ainda maior, estando próximos de todos os que passam por nós. Peçamos a Deus que nos dê “um coração sem fronteiras”, capaz de acolher a todos, de amar a todos sem distinção, de ouvir a todos com o ouvido do coração! Que esta celebração seja uma oportunidade para recolocar o amor no centro de nossas vidas e de nossas comunidades, que leva à reciprocidade e é a raiz da fraternidade”.

Stefania Tanesini – Serviço Comunicação e Multimedia.

Acompanhe pelo Instagram: @focolares.org_

Quem viu, também gostou

Meninas da Guiné-Bissau vão à escola com o apoio de membros do Movimento dos Focolares de São Paulo. Conheça essa história.  

Ercília e Giampaolo: uma divina aventura na Costa do Marfim

Compartilhe
Veja também