Escola reúne jovens de todo o Brasil

Foto: Divulgação / Movimento dos Focolares Brasil.

Entre os dias 17 e 21 de abril, aconteceu a Escola de Representantes Gen (Geração Nova), Pontos JPMU (Jovens por um Mundo Unido) e Assistentes (responsáveis pelos jovens) 2025. O evento realizado na Mariápolis Santa Maria, em Recife, reuniu cerca de 130 participantes, jovens e adultos do Movimento dos Focolares unidos pelo desejo de construir um mundo mais unido e fraterno.

Foram momentos profundos de vivência da Espiritualidade e formação de lideranças, com o propósito de levar a Obra de Maria pra frente, com o empenho e doação de jovens do Brasil inteiro, Clara Andrade de Mossoró(RN) compartilha conosco sua experiência:

“Depois da escola, meu coração está cheio de gratidão, renovado e com mais responsabilidade. Foi uma experiência que me deu ferramentas práticas, mas, acima de tudo, me despertou ainda mais para a profundidade no ideal da unidade e para vivermos a missão que temos como jovens dentro do Movimento dos Focolares. Foi tempo de formação intensa, partilha verdadeira e experiências transformadoras, doação e muita oração. Sinto que agora carrego não só um maior entendimento da espiritualidade do Movimento, mas também uma responsabilidade ainda mais viva de levar adiante a Obra, com coragem e unidade. Me sinto fortalecida, inspirada e, ao mesmo tempo, desafiada a levar a Obra adiante com verdade, amor e compromisso. Como liderança, quero caminhar junto com outros jovens, construindo pontes, promovendo o diálogo e sendo sinal concreto de fraternidade, sendo este o momento de escutar com o coração e agir com amor concreto.”

Foto: Divulgação / Movimento dos Focolares Brasil.

A programação da escola foi construída em sinergia com o Centro Internacional da Obra, preparada para incluir momentos de diálogo, partilha de experiências, e vivência dos ritos católicos da Semana Santa, permitindo que os participantes da religião pudessem viver plenamente esses dias sagrados. Simone Maria de Florianópolis(SC), Assistente Gen2 compartilhou sua alegria e entusiasmo conosco:

“Sinto-me renovada com novas energias para continuar a doar-me às novas gerações com um amor particular e refinado. Foi muito importante e profundo os temas deste encontro, como também as comunhões, as trocas de experiências que tivemos que nos fortalecem e nos constroem, Jesus em meio é super, nos conecta de um modo extraordinário. Um imenso obrigada a toda equipe que preparou com amor e dedicação.”

Foto: Divulgação / Movimento dos Focolares Brasil.

Diante de tanta riqueza de experiências, a Vera Araújo que é uma das primeiras focolarinas do Brasil, socióloga e escritora, marcou presença no encontro, compartilhando perspectivas sociológicas dos tempos de hoje para inspirar reflexões e sobre como podemos comunicar ao mundo a esperança e a potência do amor capazes de gerar grandes transformações sociais. 

Além de Vera, o percurso formativo também contou com a participação de outros focolarinos e focolarinas que nos trouxeram reflexões sobre a relação com nós mesmos, e com o outro respeitando as subjetividades de cada um, desenvolvendo uma experiência Trinitária. 

Foto: Divulgação / Movimento dos Focolares Brasil.

O jovem Gen2 do Norte do país, Maurício Bechir de Belém(PA), nos escreveu sua vivência com felicidade:

“Inicio essa escrita partilhando o quanto a escola de liderança me enfatizou muitos pontos que precisava, que sentia falta. A cada tema debatido, sentia arder dentro de mim algo que revelava uma grande alegria, que me fazia romper todas as barreiras ou dificuldades. Também, estar junto de muitos que com tantas particularidades fazia-nos sermos um, aquele segredo, o Jesus em Meio suscitou isso em nós, uma atmosfera de unidade, capaz de ligar a todos. Trago dessa escola, a alegria reavivada de fazer parte dessa grande família, de poder me compreender como parte integrante e de como posso, na minha singularidade, pertencer ao Ideal e a partir disso doar o meu eu como combustível capaz de incentivar tantos outros jovens em minha caminhada. Nessa perspectiva, todos os temas também me ajudaram a convergir para a capacidade de compreender e estabelecer o verdadeiro sentido da vida trinitária em todos os núcleos, principalmente nas relações com minha unidade, a veracidade da espiritualidade coletiva e tantos outros pontos que tocam esse caminho. Enfim, finalizo aqui que esses dias foram inexplicáveis, maravilhosos, que, acima de tudo, me trouxeram muita certeza do meu sim dado a este Ideal.”

Foto: Divulgação / Movimento dos Focolares Brasil.

As UAI’s (Unidades Arco-Íris do Brasil) estiveram presentes e ajudaram na organização do encontro. Esses grupos, formados por jovens lideranças do Movimento Gen no Brasil, representam diferentes aspectos da vivência da Espiritualidade. Entre eles, estava um dos Alaranjados responsáveis pelo testemunho e pela irradiação, Pedro Giovani de São Paulo.

“Para mim a escola foi uma oportunidade de retribuir todo o amor e conhecimento adquirido durante a escola gen em Montet. Desde que voltei em 2023 com faculdade e outras demandas, com a distância dos gen, não consegui de fato me doar. E posso dizer que desde o momento que cheguei na Mariápolis Santa Maria, até o dia que fui embora, eu dei tudo tudo de mim por todos que estavam ali! Poder ver e escutar jovens de todo o Brasil foi incrível, conhecer um pouco da realidade de cada um, mas ver que existe um fio que vibra dentro de cada um de nós, com um mesmo objetivo. Me senti nutrido e animado para olhar por meu dia a dia e continuar construindo um mundo unido, mas um anseio muito grande de estar juntos novamente. Por sorte, encontrei passagens baratas e as próximas viagens já estão encaminhadas pra rever toda essa galera pelo Brasil. Mas a sensação foi um pouco essa, como se a prioridade de todas as minhas economias fosse estar junto dos gen e construir o mundo unido com eles, sentir o sentimento de unidade e a presença de Jesus em meio a nós!”

As lideranças finalizaram o encontro de formação encorajadas a retornar para as suas cidades e a atuarem de forma criativa no compartilhamento do Carisma da Unidade, pensado por Chiara Lubich, e a estimular comunidades mais protagonistas no exercício contínuo da fraternidade por meio de iniciativas. 

Compartilhe
Veja também
Focolares reforçam medidas contra abusos. Fonte: Canva.
Focolares reforçam medidas contra abusos. Fonte: Canva.
©G.Nuzzolo_CSCAudiovisivi-HD
©G.Nuzzolo_CSCAudiovisivi-HD