Margaret Karram, líder da Unidade Global e presidente do Movimento dos Focolares, visita os Estados Unidos

Ela participara de uma conferência pela paz e se encontrará com líderes religiosos e civis, com a imprensa e diversas iniciativas de base.

Washington, D.C. – 14 de maio de 2025 – Margaret Karram, Presidente do internacional Movimento dos Focolares, deve chegar aos Estados Unidos em 15 de maio para sua primeira visita oficial à América do Norte em seu cargo atual. Como uma defensora proeminente da construção da paz e do diálogo inter-religioso, a visita de Karram oferece uma oportunidade significativa de entrar em contato com a sua perspectiva original sobre a unidade e a colaboração da família humana.

Árabe e cristã, nascida em Israel, Karram lidera o Movimento dos Focolares, uma organização internacional ativa em 182 países, dedicada a promover unidade no âmbito social, entre religiões e culturas. Enquanto estiver nos EUA, a presidente Karram estará envolvida em diversos compromissos importantes. Em especial, ela participará da conferência da Sustainable Peace Networks (Redes de Paz Sustentável) em Silver Spring, Maryland, de 21 a 22 de maio.

Esse evento, organizado pelo Fórum dos Focolares para o Diálogo e a Cultura, em colaboração com parceiros dos setores religioso, acadêmico, inter-religioso e de justiça social, reunirá cerca de 100 construtores da paz dedicados a explorar estratégias inovadoras para lidar com conflitos globais urgentes. Além da conferência, a agenda da presidente Karram inclui reuniões de alto nível e um encontro com a imprensa, no dia 23 de maio, nos escritórios do Movimento dos Focolares em Washington, D.C. Ela também se reunirá com representantes de iniciativas inspiradas no Movimento dos Focolares com sede nos Estados Unidos (U.S.-based Focolare-inspired initiatives), como a Fundação dos Focolares (Focolare Foundation) e a Focolare Midia (Focolare Media).

Nascida em Haifa, Israel, em 1962, de uma família católica palestina, a ligação de Karram com a espiritualidade dos Focolares começou aos quatorze anos. Seu profundo compromisso com o diálogo levou-a aos Estados Unidos, onde se formou na American Jewish University. Em 2002, tornou-se corresponsável pela comunidade dos Focolares na Terra Santa. Seu extenso trabalho na promoção da compreensão inter-religiosa e intercultural lhe rendeu um reconhecimento significativo, incluindo o Prêmio Mount Zion de Reconciliação de 2013 e o Prêmio Internacional Santa Rita de 2016 por seus esforços na promoção do diálogo entre cristãos, judeus, muçulmanos, israelenses e palestinos.

Eleita para o Conselho Geral do Movimento dos Focolares em 2014, Karram foi eleita presidente em 2021, fazendo história como a primeira líder do Oriente Medio e a terceira no total, na sucessão da fundadora Chiara Lubich, e depois de Maria Voce. Após sua eleição, Karram articulou seu mandato:

“Existe um grito da humanidade que nos toca de modo especial – e´ o grito que emerge lá onde existe desunião. Desunião em famílias, desunião entre igrejas e povos. Desunião e´ causada frequentemente por conflitos e guerras. Porque a essência do nosso carisma e´ esta: reconstruir a unidade onde ela estiver comprometida e fazer este mundo mais harmonioso e em paz.”

Ressaltando ainda mais seu compromisso com a Igreja global, ela foi nomeada membro do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida em 2023. Sua visita aos Estados Unidos coincide com um período de renovado foco global na missão da Igreja, especialmente após a recente eleição do Papa Leão XIV, conhecido pelo seu forte enfoque na unidade e no diálogo.

A visita de Karram aos Estados Unidos representa uma oportunidade valiosa para que a Igreja e a sociedade americanas se envolvam com uma importante voz contemporânea na busca de novas perspectivas interculturais e religiosas.

Para maiores informações: info@focolaremedia.com

Por Maddalena Maltese. Originalmente publicado por Focolare Media.

Compartilhe
Veja também
©G.Nuzzolo_CSCAudiovisivi-HD
©G.Nuzzolo_CSCAudiovisivi-HD
Foto Papa com a presidente Margaret Karram (VATICAN MEDIA Divisione Foto)
Foto Papa com a presidente Margaret Karram (VATICAN MEDIA Divisione Foto)