Focolare Itinerante acontece em São Mateus, no Espírito Santo

Grupo percorreu o município de São Mateus, por onde chegou o Ideal da Unidade no estado capixaba.

Por Ana Fátima, do Focolares de Vitória, no Espírito Santo.

No contexto da Semana Mundo Unido (SMU), com o tema “Abraçar a humanidade – despertar mudanças“, foi realizado, dos dias 28 de abril a 04 de maio, o nosso primeiro Focolare Itinerante, na Cidade de São Mateus, localizado a 250 Km de Vitória, ao norte do Estado do Espírito Santo, quase na divisa da Bahia.

Tudo foi conduzido segundo os planos de Deus e não foi por acaso que São Mateus foi a cidade escolhida para acolher o Focolare Itinerante: foi nesta cidade que o Ideal da Unidade chegou no estado, através dos Missionários Combonianos.

São Mateus é uma das cidades mais antigas do Brasil, fundada em 1544, e tem a maior população afro-descendente do estado e muitos imigrantes italianos. É importante ressaltar, que foi aqui no ES que nasceram as Comunidades Eclesiais de Base.  Os membros do Movimento dos Focolares estão inseridos ativamente nas comunidades da sua Paróquia.

Partimos em 4 pessoas de Vitória e depois se agregaram mais três pessoas. Foi uma semana intensa, preparada com muito amor e generosidade pela família do Movimento na cidade. 

O fio condutor desta semana foi às motivações diárias da SMU:

Acolher as diferenças e procurar tudo aquilo que nos une.

Visitamos a Catedral e confiamos tudo à Nossa Senhora Mãe de Deus! Na Capela do Santíssimo está escrito: “Eis a tenda de Deus conosco”. E nos colocamos de acordo em permanecer na Tenda de Deus, do Senhor. 

Missa no Mosteiro  Nossa Senhora de Guadalupe das Irmãs Beneditinas para  confiarmos tudo a Maria, nossa mãe! Momento de diálogo com a Madre Vera Lúcia, em que confiamos todas as nossas atividades às orações das Irmãs. 

À tarde tivemos um momento cultural com os jovens do Centro Cultural Araçá, na Tapiocaria “Cantina da Roça”. Foi muito interessante conhecer as origens da produção da farinha da tapioca e aprofundarmos a proposta do 2º dia da SMU. Acolher as diferenças e colocar em evidência aquilo que nos une. Através de um diálogo aberto sobre as características da nossa identidade brasileira descobrimos os pontos positivos que nos une. Na sequência, através de uma dinâmica, que criou um clima fraterno entre todos, valorizamos as qualidades positivas, uns dos outros, respeitando cada um na sua diversidade.  Concluímos que só o verdadeiro Amor, aquele que vem de Deus, traduzido em atitudes de acolhida, respeito, estima, escuta, disponibilidade, é que nos une realmente como uma única família. 

Pequenos atos e grandes impactos!

Fomos acolhidos pela equipe de produção do programa diário “Palavra que se faz Vida”, que existe há mais de 10 anos na Rádio Católica Kairós. Este programa é confiado ao Movimento. Atualmente, Elaine Baldo, a nossa evangelizadora, é a porta voz do Carisma de Chiara Lubich para toda a sociedade mateense. Duas vezes por semana, é comunicada à Palavra de Vida do mês e, nos outros dias, meditações de Chiara Lubich, que se traduzem em Vida. Apresentamos o Movimento dos Focolares e houve uma troca maravilhosa de experiências, das origens da Rádio católica e a colaboração efetiva do Movimento neste meio de comunicação. 

À noite, estivemos na casa da Família Maciel com um grupo de reflexão da Comunidade São Bartolomeu, onde refletimos sobre o Sim de Maria, no contexto do Jubileu 2025, Peregrinos da Esperança. Refletimos sobre Maria, a Palavra encarnada, e a sua maternidade, de dar Jesus ao mundo. Partimos com o propósito, de imitar Maria, com o empenho de reavivar continuamente, o amor mútuo, para gerar Jesus entre nós e levá-Lo ao mundo.  

Promover a Paz por meio do Esporte

O grande espaço da Associação Nova Esperança, a comunidade focolarina de São Mateus acolheu com alegria a comunidade de Nova Venécia, iniciando com um gostoso almoço compartilhado. Logo após, foram realizados jogos divertidos e que permitiam uma boa integração entre todos, adultos, jovens e crianças, com uma explosão de alegria e fraternidade. Após uma caminhada foram plantadas algumas sementes de girassol e duas mudas de árvores –  Ipê branco e Cássia Imperial, (outras duas mudas – Ipê rosa e amarelo  – foram para o Centro Cultural Araçá) para homenagear o Papa Francisco, dar continuidade ao seu legado e celebrar os 10 anos da Laudato Si.

Concluímos com a reflexão da Palavra de Vida de maio: “Tu sabes tudo; tu sabes que te amo” (Jo 21,17) empenhando-nos a viver com confiança tudo aquilo que Deus nos confia no momento presente, com a certeza que cada um é uma peça importante, na construção do mundo unido. Gratidão infinita pelo Carisma da Unidade que faz de todos nós, uma única família!

Aprender e crescer para superar limites 

Foi o dia dedicado a visitas para levar a nossa proximidade e a certeza de que vivemos juntos os desafios cotidianos. À noite nos encontramos na casa da Família Maciel com alguns jovens que já conheciam o movimento, a maioria foram alunos da catequese da Eliane e Claudio. Durante os jogos eles se interessaram por nossas experiências de vida do Ideal. Percebemos o quanto é importante esses momentos de convivência fraterna.

Ouvir atentamente e falar conscientemente!

No sábado, dia 03 de maio, fomos com os jovens para a Praia de Guriri, com o empenho de que nossas atitudes tivessem as características proposta pela SMU – Ouvir atentamente e falar conscientemente!

Foi um alegre momento de partilha, numa escuta profunda, de diálogo, em que cada um colocou em comum, por meio de uma dinâmica: seus desafios, expectativas, seus sonhos e novos propósitos de empenho para colaborar na construção do mundo unido. Concluímos esta parte, todos juntos, com uma dança circular, ao som da música Força da paz – nós somos um”.

Concluímos, partilhando um gostoso cachorro quente e depois fomos à praia, iluminados pela experiência vivida. 

Como também, na Associação Nova Esperança, foi realizada a recita do Terço em homenagem a Nossa Senhora, num clima de muita fraternidade. 

Visita ao Bispo emérito Dom Aldo Gerna, MCCI

Um momento sublime de gratidão, por ter sempre acolhido o Movimento incentivando-nos a viver o nosso carisma. Ele ficou muito contente com a nossa visita, nos ouviu atentamente, e falou com muita sabedoria da sua experiência na condução da diocese. Ele ressaltou que “somos uma semente… e que ele tem esperança no carisma do Movimento”

Envolva-se para fazer a diferença 

Esta motivação foi o que vivenciamos na conclusão do focolare itinerante durante a celebração eucarística na Capela da Comunidade São Francisco, às 7h da manhã, envolvendo-nos na comunidade, com a partilha de um gostoso café da manhã e troca de experiências testemunhando a presença de Jesus no meio! Na conclusão da Missa o padre Patrick nos chamou no altar e nos abençoou junto com toda a comunidade. Um momento solene e significativo.

Podemos nos perguntar: O que foram estes dias para nós?

Cada um poderia expressar o que vivenciou e aquilo que Jesus quis lhe dar. Vivenciamos as alegrias e suspensões nas famílias; fomos muito bem acolhidas na família Leite que nos hospedou, mesmo tendo um familiar hospitalizado, oferecendo a casa e colocando a disposição do focolare; recebemos muitas providencias em frutas e verduras; foi uma boa semeadura, encontramos muitas pessoas novas em que doamos o Ideal; e também, foi uma ocasião para reavivar a chama do Ideal a outras que há muito tempo não tinham contato com o Movimento. 

Outros testemunharam: 

“o Ideal da unidade é algo que me formou profundamente, tanto no humano quanto no espiritual… foi o suficiente para reacender em mim essa chama da unidade… esta é a família que eu escolhi para viver, é assim que sinto: em casa”

Construir a unidade é uma tarefa que exige de nós… o que experimentei nesses dias as  palavras não irão refletir, no entanto compartilho… A liberdade de ser quem sou e acolher a cada um/uma, respeitando essa diferença, acreditando que o Espírito Santo vai conduzir tudo, recomeçando, é claro, em cada julgamento, me lançando a um gesto concreto na construção da paz, ouvindo cada ideia, proposta ou sugestão. Assim concluo essa semana com o coração leve, agradecido por ter vivido esses momentos junto com vocês”

Amar- Lhe e fazer-Lhe amar: nosso objetivo!!!!! Sinto que este objetivo foi atingido!!!
As visitas feitas aos membros do Movimento,  a visita ao Centro cultural Araçá,  o encontro com os jovens na Tapiocaria, foram experiências enriquecedoras.  Mas, o que  mais me impressionou foi o carinho com que fomos recebidos em todos os lugares, demonstrando que aqueles que conheceram o Movimento, mesmo que não estejam participando ativamente no momento, o trazem no coração com muito amor e zelo  

Retornamos a Vitória com o coração transbordante de alegria e gratidão por estes dias ricos de comunhão fraterna, de proximidade com muitas pessoas, de vivencia do Ideal no cotidiano de nossas vidas. Somos uma única família. 

Obrigada Jesus e Maria pela tua presença sempre amorosa e viva entre nós! 

Gratidão infinita pelo Carisma da Unidade!

Compartilhe
Veja também
Foto: Divulgação / Movimento dos Focolares Brasil.
Foto: Divulgação / Movimento dos Focolares Brasil.