Percurso Formativo de Multiplicadores da Autoproteção

Percurso Formativo de Multiplicadores da Autoproteção

Nos dias 17 e 18 de maio, o Centro de Formação à Proteção Integral do Movimento dos Focolares no Brasil promoveu o Percurso Formativo de Multiplicadores da Autoproteção, iniciativa para oferecer formação básica ao acompanhamento integral dos acompanhadores de crianças e adolescentes, com foco na prevenção de abusos. 

O curso, realizado de forma híbrida, reuniu educadores sociais, catequistas, professores, animadores infantojuvenis de várias paróquias e do Movimento dos Focolares, além de jovens multiplicadores que estiveram presentes no Genfest.  Contou com cerca de 60 pontos coligados on-line e 57 participantes de várias partes do Brasil, reunidos presencialmente, na Mariápolis Ginetta. Contou com o apoio da Adveniat e do Núcleo Lux Mundi.

Durante os dois dias de formação, uma equipe interdisciplinar especializada conduziu as atividades do percurso formativo. Nele os participantes revisitaram conceitos básicos de proteção integral, aprofundaram temas como autoproteção, ambientes seguros, relações de confiança, direitos da criança e do adolescente, o corpo e as emoções, relações no mundo real e virtual e estratégias de autoproteção para crianças e adolescentes. Também conheceram a experiência prática do grupo Comunhão e Direito de Manaus, que através do projeto “Proteger a infância e adolescência”, leva oficinas de autoproteção para ribeirinhos e estudantes das escolas públicas da Amazônia.

As aulas encerraram com momentos de diálogo, esclarecimento de dúvidas, avaliação e a apresentação de uma proposta multiplicadora, na qual os participantes foram convidados a desenvolver oficinas de autoproteção para crianças e adolescentes de suas comunidades, contando com o auxílio de tutorias do Centro de Formação à Proteção Integral do Movimento dos Focolares. 

A conclusão desse percurso formativo está prevista para julho de 2025, quando as oficinas dos multiplicadores ficam prontas para serem aplicadas. Estamos ansiosos para as próximas atividades.  

Confira as Diretrizes para proteção da criança, adolescente e adultos vulneráveis  

Depoimentos dos participantes

“A iniciativa é corajosa e sensível. Quanto mais conhecemos, mais podemos avançar no cuidado e na busca por soluções.”

“Agora todos somos multiplicadores!”

“Fortaleceu a convicção de que nós, adultos, devemos nos aprimorar e aprender sobre autocuidado, para ensinar às crianças a se amarem de forma integral e digna.”

“Todos os formadores foram didáticos, preparados e utilizaram uma linguagem acessível.”

Confira o cronograma do percurso

Módulo 1 – Revisitar a Proteção Integral

  • Aula 1: Conceitos básicos da proteção integral 

Professora: Cristiane Ganda– Advogada, educadora, teóloga e canonista. Especialista em Desenvolvimento das capacidades relacionais e de formação para lideranças, em Direito Civil e Direito Processual Civil e Direito Patrimonial Canônico.

  • Aula 2: Autoproteção para crianças e adolescentes

Professora: Maria Joanita de Cássia Neta – Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e Capacitação em Psicologia em Contextos de Crise, com Ênfase no Atendimento a Vítimas de Violência e na Escuta Especializada de Pessoas Enlutadas. Psicóloga Clínica de adolescentes e adultos.

Professora: Larissa Almeida – Mestra em Psicologia. Especialista em Psicologia Escolar e Educacional. Psicóloga clínica de crianças e adolescentes.

  • Aula 3: Ambientes seguros e relações de confiança

Professora: Fabiane Olivia Ardenghi – Terapeuta ocupacional, mestra em Bioética, especialista em neurociência e comportamento e em Prevenção de abusos no âmbito eclesial e intrafamiliar. Coordenadora do Centro de Formação para a proteção integral da pessoa, do Mov. dos Focolares no Brasil. Membro da Comissão Internacional para a tutela do Movimento dos Focolares. Atua com consultorias no campo da prevenção de abusos.

Módulo 2 – Introduzir a Autoproteção nas Atividades

  • Aula 4: Criados para amar e sermos amados

Professora: Glaucya Maria Lopes Lino Doutora e mestre em Educação, graduada em Letras (português-inglês). Professora na Rede Municipal do Rio de Janeiro. Membro da Comissão Edu Brasil e Embaixadora de Paz pelo Círculo Universal de Embaixadores da França e Suíça. Membro do Grupo de Pesquisa Ética em Educação (GPEE-UFRJ) e da Comissão Científica Living Peace Internacional.

  • Aula 5: O corpo e as emoções

Professor: Tiago Rolin– Psicólogo e Psicanalista. Bacharel em Direito. Mestrando em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

  • Aula 6: Direitos da criança e do adolescente

·       Professora: Cristiane Ganda– Advogada, educadora, teóloga e canonista. Especialista em Desenvolvimento das capacidades relacionais e de formação para lideranças, em Direito Civil e Direito Processual Civil e Direito Patrimonial Canônico.

Módulo 3 – Desenvolver Conceitos Básicos de Autoproteção

  • Aula 7: Relações no mundo real e virtual

Professor: Allan Correia – Psicólogo clínico. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Atua nas áreas de Psicoterapia individual para adolescentes e adultos. Realiza Supervisão Clínica e Coordenação de Grupos de Estudos desde 1996.

  • Aula 8: Projeto Protegendo a infância e adolescência, no Amazonas (BR)

Professora: Laura Lucas – Advogada e professora universitária. Mestre em Função Social do Direito. Pós-graduada em Direito Público Constitucional e Administrativo; Especialista em Cidadania do Século XXI, Direito Penal e Sociedade Global, “Democracia e Desenvolvimento”

ProfessorWaldiney Albuquerque – Servidor público federal. Bacharel em direito. Pós-graduado em direito processual civil. Coordenador em Manaus do grupo Comunhão e Direito.

  • Aula 9: Os 3 Rs e a rede de proteção (Reconhecer, Reagir e Relatar)

Professora: Renata Rocha – Psicóloga Clínica e Educacional. Neuropsicóloga e Mestre em Bioética. Acompanha programas escolares de proteção da criança e do adolescente e atua como psicóloga escolar, atendendo desde a Educação Infantil ao Ensino Médio.

Módulo 4 – Conclusão do Circuito Formativo

  • Plenária: diálogo, esclarecimento de dúvidas e avaliação com os palestrantes
  • Proposta multiplicadora: apresentação da etapa de tutoria, com incentivo à realização de oficinas-piloto para aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Relatório Proteção da pessoa 2024: uma conversão integral

Por Centro de Formação à Proteção Integral

Compartilhe
Veja também
MPPU Itinerante: conheça a iniciativa
MPPU Itinerante: conheça a iniciativa