Incrementar a cultura da partilha

Vivemos em um mundo marcado pelo individualismo. A “cultura da partilha” surge como um convite para resgatar valores de solidariedade, colaboração e empatia.
Incrementar essa cultura significa compreender que o conhecimento, os recursos e as oportunidades não perdem valor quando são divididos; ao contrário, multiplicam-se.
Em todos os ambientes a partilha gera sentido de comunidade.
Cultivar essa mentalidade exige desprendimento e generosidade, reconhecer que todos têm algo a oferecer e algo a receber.
Pequenos gestos, como dividir experiências, ajudar alguém ou doar o que não usamos, são sinais de comunhão fraterna.
Em resumo, incrementamos a cultura da partilha quando o “meu” se torna “nosso”.

Apolonio Carvalho Nascimento
Compartilhe
Veja também