“Fazer-se um” com a vida dos outros

Muitas vezes vivemos centrados nas nossas próprias preocupações, projetos e problemas. “Fazer-se um” significa romper esse isolamento interior e reconhecer que a vida do outro também nos diz respeito.
Fazer-se um é compartilhar. É amar o outro do modo como ele gostaria de ser amado: alegrar-se com suas alegrias, sofrer com suas dores, caminhar junto, sem julgamentos.
Quando as pessoas vivem assim, aos poucos nasce um ambiente de confiança, unidade e fraternidade.
“Fazer-se um” acontece nas pequenas atitudes do cotidiano: ouvir alguém com atenção, ajudar sem esperar retorno, compreender, estar presente e interessar-se por tudo que lhe diz respeito.

Apolonio Carvalho Nascimento
Compartilhe
Veja também