Abaetetuba se prepara para o Genfest 2024

No dia 16 de novembro, a comunidade de Abaetetuba, no Pará, recebeu Vaudete Bueno, liderança nacional responsável pelo setor jovem dos Focolares (Gen). O propósito de sua visita foi acompanhar os primeiros passos da organização da primeira fase do Genfest 2024, que acontecerá de 12 a 15 de julho do ano que vem, em Abaetetuba e outras cidades do Brasil.

Em Abaetetuba, o pré-evento acontecerá em colaboração com comunidade local dos Focolares, das comunidades do Pará e Amapá, com a Diocese e a Paróquia Rainha da Paz, nas Ilhas de Abaetetuba.

Na ocasião da visita da Vaudete, um dos primeiros encontros aconteceu com D. José Maria, Bispo da Diocese de Abaetetuba. Ele expressou total apoio ao evento e disponibilizou todos os recursos da Diocese para o sucesso do Genfest 2024. Ainda encorajou os jovens a transmitir o carisma sem medo ou reservas, mesmo que isso signifique passar por situações desconfortáveis. Depois, convidou o grupo para visitar a Catedral e ver a imagem original de Nossa Senhora da Conceição, onde pediram sua intercessão pelo Genfest 2024.

Em seguida, o grupo foi recebido pelo jovem padre Renison, da paróquia das Ilhas. Ele apresentou a realidade e as ações sociais e religiosas realizadas pela paróquia nas ilhas, bem como os desafios sociais e de evangelização que enfrentam. E sugeriu que, após o Genfest, o Movimento dos Focolares mantenha uma casa de Evangelização nas Ilhas de Abaetetuba.

O grupo também visitou o Centro de Eventos Luar do Vale, onde acontecerá o show de encerramento desta primeira fase do Genfest em Abaetetuba, no dia 15 de julho. A proprietária estava presente e gentilmente cedeu o local para o evento de forma gratuita, incluindo som e cadeiras.

“Ao olhar para os desafios da realidade local e as inúmeras potencialidades da terra e do povo, queremos que a mensagem o Genfest, “Ousar Cuidar das Pessoas do Planeta Terra”, seja uma potência e mova as pessoas para a transformação social”, disse Belisa Nunes, uma das jovens que acompanhou a visita.

Os jovens e voluntários também passearam pela orla da cidade com Vaudete, com uma parada na feira da cidade e observação do movimento das embarcações que fazem o trajeto diário entre as ilhas e a sede do município. Infelizmente, devido ao horário, não foi possível visitar a Comunidade Quilombola Genipaúba.

A visita finalizou com um almoço junto a alguns membros da comunidade local, recheado de muitas ideias e um sentimento de união. Vaudete expressou sua alegria por tudo o que está sendo feito para a realização do Genfest. Os voluntários Diego e Hélio agradeceram pela visita e reforçaram a importância da presença de todos, não só dos jovens, mas de toda a comunidade local de Abaetetuba e comunidades

Compartilhe
Veja também