SITE OFICIAL BRASILEIRO

Afasovel – PR

Sem uma sede física, a Associação Famílias em Solidariedade de Cascavel (AFASOVEL) distribui sua acolhida e formação a crianças e adolescentes pelas casas da cidade, associações de moradores e salas cedidas por paróquias, em Cascavel, no Paraná. Nesses verdadeiros espaços de amor e de fraternidade, proporcionam a essas crianças e adolescentes carentes e em situação de risco, um momento de harmonia e de paz. A formação, realizada com a Palavra de Vida, é sempre acompanhada de experiências concretas, que aos poucos transformam a vida das crianças e suas famílias.
O Lucas, de apenas 14 anos, escreveu a sua experiência de transformação:

“Antes de eu e minha família participarmos das reuniões da Palavra de Vida, aqui em casa não havia diálogo, era apenas um xingando o outro, não sentávamos para almoçar ou jantar, cada um sentava num canto, era muito difícil, muita briga, não havia amor ou união.
Mas agora é diferente, um compreende o outro, nos reunimos na mesa para almoçar ou jantar, perguntamos como foi o dia de cada um, rezamos. Tudo isso aprendemos nas reuniões que temos e no dado da “arte de amar”. Estou muito feliz, pois nos ensinou o que é amar por primeiro, perdoar, ajudar o próximo, tudo isso mudou o quotidiano da nossa família. Obrigado Afasovel, aos membros do Movimento, a Chiara Luce e ao dado do amor. 

Mas como isso tudo começou?

História

A História da AFASOVEL têm início em 1993, com o início do projeto “adoção à distância” ou “solidariedade à distância”, no âmbito do Movimento dos Focolares, no qual pessoas (“padrinhos”) podem “apadrinhar” crianças e adolescentes (“afilhados”) em dificuldades, através de ajuda financeira anual para investimento em ações sociais e de promoção humana, mantendo-as nas próprias famílias, evitando que sejam colocadas em abrigos, por falta de condições de sobrevivência.
No ano de 2016, a AFASOVEL acompanhou 45 crianças, que moram com as suas famílias, por meio do projeto “adoção à distância”. Com o dinheiro enviado por “padrinhos” da Itália, principalmente, puderam prover formação humana e espiritual a esses “afilhados”.

A AFASOVEL ganhou vida especialmente para cuidar das crianças que atingiam a idade limite no “Lar dos Bebês Pequeno Peregrino”, um lar de passagem para crianças de até 5 anos que foram afastadas de suas famílias pelo Conselho Tutelar e Vara de Infância enquanto aguardam adoção ou a reestruturação do lar para retornarem para casa.
O casal Maria Helena e Cláudio Dal Vesco, protagonistas do lar de passagem, inicialmente acolhiam as crianças em sua própria casa, mas em pouco tempo um espaço amplo foi construído para acolher as crianças. O casal procura administrar o lar de passagem segundo a espiritualidade da unidade do Movimento dos Focolares e possui um amor tão transbordante que já adotou 7 crianças do projeto.

Quando as crianças atingem mais de sete anos, as que não são adotadas deixam o Lar dos Bebês e retornam às suas famílias de origem. É nesta etapa que a AFASOVEL continua o ciclo virtuoso de amor com essas crianças, desde 2004, proporcionando o acompanhamento necessário para que continuem crescendo com afeto e dignidade.

Compartilhe
Veja também
Centro Social Roger Cunha Rodrigues
Créditos: Centro Social Roger Cunha Rodrigues.
“O Roger é como mina segunda casa, aqui eu brinco, faço tarefas e também aprendo como amar as pessoas... e eu nunca quero que ele acabe”
Com um projeto pedagógico construído coletivamente, a Escola Santa Maria busca em primeiro lugar a promoção humana, transmitindo valores como a cultura da partilha.
Conheça a história de transformação da comunidade Vila Aparecida, em São Paulo, com a vivência do carisma da unidade na Afago SP.