SITE OFICIAL BRASILEIRO

Segunda Caminhada pela paz volta a abrir caminhos

caminhada pela paz

Segunda edição do evento Caminhada pela paz em Taguatinga é marcada por reflexões.

Inspirada no Dado da Paz do “Living Peace”, a Caminhada pela Paz é um evento que reflete a união e a busca intensificada pela paz na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal, responsável por reunir este ano cerca de 150 participantes. Ela aconteceu dentro das comemorações do aniversário da cidade, que completou 64 anos.

Estamos vivendo um momento difícil de sociedade e de mundo, onde surgem fraturas, em que não nos reconhecemos uns aos outros como irmãos e membros de uma mesma família humana. A esse fechamento dos corações, abriram-se atitudes de exclusão e de violência, sobretudo contra os mais frágeis, e a paz passou a ser um sonho distante. Mas, nessa caminhada, tivemos uma trégua…

caminhada pela paz
Foto oficial da Caminhada pela Paz.

Em 2021, a primeira edição da Caminhada deixou marcas: dali foi formado o coletivo “Taguapaz” com parceiros da sociedade civil e da administração pública e esse esboço de cogovernança em prol da paz na cidade se mobilizou para organizar essa segunda caminhada, realizada no dia 26 de junho, no Taguaparque, com a presença de cerca de 12 coletivos.

Entre eles: Escola de Felicidade, Rodas da Paz, Celeiro Literário, Universidade da Paz – UNIPAZ, Clube de Aventureiros e Desbravadores da Ig. Adventista, Viveiro Comunitário, Conselho Comunitário de Segurança, Academia Novais-Kan de Karatê, Coletivo Reconecta, Instituto Ipês, Clube Soroptimista Internacional – Brasília e Movimento dos Focolares.

Pessoas de todas as idades se reuniram para promover a paz.

“Pudemos não só caminhar juntos, mas ouvir o que cada um dos coletivos parceiros realizava em função da paz. Todos foram convidados a se apresentar. Foi um momento de conexões, de reflexões e de presença do Céu. Esse com sua abóbada intensamente azul emoldurou aquela manhã”, contou a equipe de organização.

Um circuito de seis estações, cada uma trazendo à reflexão uma das faces do Dado da Paz, preparou para pedir a paz, independente da fé. “Pedimos paz para os corações, para as nossas cidades e para o mundo. Esse pedido foi solenemente proclamado na liberdade da fé de cada um e concluiu aquela linda manhã, com o “time-out” (minuto pela paz).”

Momento de oração do Time-Out.

“O ato generoso de duas mulheres, uma que fez a audiodescrição e a outra, a interpretação em Libras, ajudou que a Caminhada fosse totalmente inclusiva. A Paz que brotou desses e de tantos atos de amor contagiou e foi acontecendo entre nós.”

O desejo da paz conectou diferentes e diferenças e o sol com seus raios dourados deu uma cor especial àquele momento, aquecendo cada um para um encontro de corações.

Não estamos sós, temos pessoas e grupos já se esforçando para edificar a paz. Esse é o efeito da Caminhada da Paz, criar e reforçar laços e ter a certeza que a paz reinará também nestas terras. O sonho de Dom Bosco, que inspirou alguns aspectos da história de Brasília, nos faz acreditar que esses momentos antecipam a terra onde surgirá leite (do branco da paz) e mel (do doce sabor da justiça).

Com a Paz e pela Paz, avançaremos para um mundo mais fraterno e unido.

Compartilhe
Veja também
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.