Catedral Metropolitana de Maceió celebra missa em homenagem à Chiara Lubich

Movimento dos Focolares homenageia Chiara Lubich em missa especial na Catedral Metropolitana

No dia 14 de março, missas foram celebradas em diversas cidades do Brasil e em outros países em memória do 17º aniversário de falecimento de Chiara Lubich (1920 – 2008), fundadora do Movimento dos Focolares (Obra de Maria). Em Maceió, a celebração ocorreu na Catedral Metropolitana, contando com a presença de membros do movimento, e foi presidida pelo Cônego Elison Silva.

Sobre Chiara, o padre Elison Silva afirmou: “A sua vida se tornou luz na nossa Igreja”. Ao final da missa, Luís Carlos Almeida, membro do Movimento dos Focolares em Maceió, fez um breve resumo da vida de Chiara.

“Para nós, do Movimento dos Focolares, este é um dia muito especial: o dia de celebrar nossa fundadora, Chiara. Ainda pequena, morando na cidade de Trento, no norte da Itália, ela já demonstrava uma grande paixão pelas coisas de Deus. Quando a guerra explodiu, em 1943, e tudo começou a ruir, ela se perguntava: ‘Qual é o único ideal que nenhuma bomba pode destruir? Deus! Então, quero fazer de Deus o meu ideal’.”

Chiara iniciou o movimento de evangelização e dedicação às coisas de Deus com um grupo de amigas, que se refugiavam nos abrigos antiaéreos, levando consigo apenas um pequeno Evangelho. Apesar das dificuldades, em pouco tempo, centenas de pessoas se reuniam para ouvi-la.

Ela procurou o bispo para saber o que deveria fazer, e ele respondeu: “Aqui tem o dedo de Deus”. A partir de então, o Movimento dos Focolares se espalhou pela Itália, pela Europa e, em 1958, chegou ao Brasil, na cidade de Recife/PE. Atualmente, o Movimento está presente em 182 países, nos cinco continentes.

O carisma do Movimento baseia-se no mandamento de Jesus: “Que todos sejam um” (João 17,21), promovendo a unidade e a fraternidade no mundo. O contributo do Movimento para a Igreja foi reconhecido oficialmente e, em 1964, Chiara foi recebida pela primeira vez em audiência pelo Papa Paulo VI, que afirmou tratar-se de “uma obra de Deus”.

Com o Papa João Paulo II, Chiara teve várias audiências. Ao longo de sua vida, totalmente dedicada a Deus, ela encontrou-se com líderes de diversas religiões e denominações ao redor do mundo. Por sua vasta contribuição, recebeu inúmeras medalhas de Honra ao Mérito e diversos Doutorados Honoris Causa em Filosofia, Artes, Ciências Humanas, Comunicação Social, Teologia e Economia.

No Brasil, as homenagens incluem: a Ordem do Cruzeiro do Sul (conferida pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso), Doutorado Honoris Causa em Economia (Universidade Católica de Pernambuco), Doutorado Honoris Causa em Humanidade – Ciências da Religião (PUC-SP) e a Medalha de Honra ao Mérito pela contribuição à educação promotora da paz e da unidade entre as pessoas e os povos (USP).

Por Lieneide Raimundo – Movimento dos Focolares| Agente Pascom

Compartilhe
Veja também
Com a vontade de fazer mais por sua cidade, o grupo do Movimento dos Focolares Maceió (AL) determinou algumas atividades práticas para que cada um doasse seu tempo e recursos à favor das demais comunidades.