Chiara Luce: Prêmio Solidariedade

Lançada a primeira edição do prêmio anual promovido pela Fundação Chiara Badano

Você gosta de ajudar concretamente os outros? Você tem a ideia de um projeto de solidariedade e não vê a hora de fazê-lo acontecer? Pois bem, existe algo que pode lhe interessar.

No dia 29 de outubro de 2022, durante o aniversário de nascimento da Bem-aventurada Chiara Luce Badano, a Fundação que mantém viva a sua memória instituiu a primeira edição do Prêmio Solidariedade. É um evento anual para promover projetos de solidariedade em qualquer lugar do mundo.

Desde pequena, Chiara Luce demonstrou a sua paixão pelos mais necessitados, os mais frágeis, os marginalizados da sociedade, especialmente idosos e crianças. Por esse motivo, a Fundação Chiara Badano decidiu instituir esse prêmio.

O objetivo é sustentar e incentivar projetos para a promoção de ações positivas voltada às faixas mais debilitadas da população (idosos, portadores de deficiência, imigrantes…) e a atuação no combate à exploração e à violência contra mulheres e crianças, novas pobrezas e para a proteção do planeta.

O prêmio irá identificar, cada ano, um projeto inovador sobre temas específicos de destaque social, com o objetivo de difundir seus conteúdos e torná-lo patrimônio comum. A finalidade será apoiar o projeto por meio de uma contribuição financeira de 2 mil euros, incentivá-lo através de uma comunicação eficaz nas redes sociais e abri-lo a novas formas de apoio.

Podem aderir ao prêmio, organizações e grupos, inclusive informais, compostos na sua maioria por jovens abaixo de 30 anos, com um projeto que promova e apoie a cultura e a prática da solidariedade. A data final para a apresentação dos projetos (20 de janeiro de 2023) foi prorrogada até 20 de fevereiro de 2023.

>> Para maiores informações leia o edital.

A Fundação Chiara Badano promove ainda o Prêmio Art, uma ocasião para que os jovens possam exprimir – através de talentos artísticos – de que modo o estilo de vida de Chiara Luce os fascinou e inspirou. Em março de 2023 sairá o edital para a sexta edição.

Lorenzo Russo

Fonte: Focolares Internacional.

Compartilhe
Veja também
No dia 30 de julho passado, entre os 430 participantes do encontro da comunidade do Movimentos dos Focolares que vive no território da “tríplice fronteira” entre Brasil, Argentina e Paraguai, estavam presentes alguns que enfrentaram até 20 horas de viagem.
A viagem de sete horas de lancha de Santarém a Juruti -PA, foi necessária para que Margaret Karram, Presidente do Movimento dos Focolares, e Jesús Morán, Co-Presidente, mergulhassem antes de tudo na natureza única desta região no mundo e na sua extraordinária riqueza cultural.