Ciclone no Sul: saiba como doar

As trágicas imagens que chegam do Rio Grande do Sul tocam profundamente cada coração que as recebe. Dor e sofrimento são expressos pelos olhares de famílias que perderam suas casas, suas fontes de renda e, ainda, seus entes queridos durante o ciclone no Sul. Por isso, o Movimento dos Focolares disponibiliza uma fonte confiável para você ajudar tantas pessoas afetadas.

Realidade pós-ciclone no Sul

Nesta segunda-feira, poucos dias após o trágico ciclone extratropical que causou enchentes em municípios do Rio Grande do Sul, recebemos relatos profundos de movimentações da comunidade gaúcha dos Focolares, empenhada em colaborar para diminuir a dor das famílias que tudo perderam.

Vemos algumas situações inimagináveis. Estamos ajudando com recolhimento de roupas, materiais de higiene, cobertas, travesseiros para ajudar os que perderam tudo e tiveram que sair das suas casas. Estamos em contato com os nossos, à principio todos estão bem, alguns familiares tiveram as casas atingidas, hoje e amanhã serão dias de ajuda, limpeza e muito acolhimento.

Cristiana Terra, coordenação do Focolare de Lajeado, RS.

As mensagens que chegam da cidade de Roca Sales são intensas. Grupos levaram água e comida para os desabrigados e relatam cenas fortes. “Nunca vi isso na minha vida”, contou Cristiana. Segundo a coordenadora, “não existe mais cidade”, o centro está irreconhecível, as ruas estão invisíveis diante da lama que as atravessa, os postes estão ao chão, junto de móveis, colchões, carros, caminhões virados na rua e entulho até nos fios elétricos pendurado.

Sem palavras para descrever, ela sente que os gestos valem mais. “A única coisa que eu sei é que vão precisar de muita ajuda”.

Feriado de ajuda

A comunidade gaúcha viveu um feriado diferentes neste 7 de setembro. Com muito trabalho e amor no coração para trazer esperança às pessoas, eles agradecem cada centavo de doação que chega para colaborar com os suprimentos e destacam que precisam de doações de colchões.

Cristiana narra que um membro da comunidade conseguiu contato com uma empresa que vai fazer a venda de colchões por um preço de custo e utilizaram as doações para esta compra. “Pois uma boa noite de sono depois de toda essa tragédia seria confortador.”

Uma voluntária de Lajeado destaca que do caos, belos gestos de solidariedade estão surgindo.

“Dependemos uns dos outros, dos de perto e de longe, e dependemos da grande teia da vida.
Ao estendermos a mão, o ombro, uma escuta ativa, um alimento ou o que for, estaremos ajudando na reconstrução da comunidade e, principalmente, do ser, dos nossos irmãos, proporcionando alento e Esperança ao outro e a nós mesmos pois o amor vence tudo e todo bem retorna duplicado a quem o pratica. Somos todos Um.”

Doação

Chave PIX (telefone): 51995081108
Nubank, Cristiana Terra – Coordenação do Focolare de Lajeado, RS.

Compartilhe
Veja também