SITE OFICIAL BRASILEIRO

Combatendo as Fake News

Participantes do Movimento dos Focolares relatam experiências da vida em comunidade. Leia e conheça um pouco mais sobre a realidade do Movimento no Brasil.

As questões ambientais sempre “rondaram” minha vida desde muito pequena e em 2015 com a leitura da
encíclica Laudato Si iniciei entre outras questões um percurso formativo com o Movimento Laudato Si (antigo Movimento católico global pelo clima). Eles promovem semestralmente um curso para formação de “animadores Laudato Si”. Participei em 2019 e 2020 e ainda temos um grupo no WhatsApp. Confesso que pouco vejo esse grupo abrindo os posts ali colocados. Ontem, por ocasião de estar acompanhando minha mãe no hospital, comecei a ver as mensagens do Whats e justo nesse grupo uma pessoa postou um comentário do Twitter do atual presidente sobre o ocorrido na Basílica Nossa Senhora Aparecida no dia 12 passado. Sendo sincera, achei as palavras ali suspostamente ditas por ele bastante pertinentes a pessoa dele, indo de encontro ao que penso dele, portanto a mensagem que depunha contra a pessoa dele estava dentro do meu viéis cognitivo (ou seja, aquilo que eu gostaria de ouvir).

Porém como a fala era bastante absurda, eu que não tenho essa rede social, o Twitter, abri o site me cadastrei e fiz a pesquisa se o presidente havia dito mesmo aquelas palavras. E a resposta foi não, ou seja, era Fake News. Então, mesmo não conhecendo pessoalmente a pessoa que postou, entrei em contato com ele no privado e contei minha suspeita e reafirmei que para nós cristãos é muito importante a verdade e não espalharmos notícias falsas mesmo não apoiando essa pessoa que é candidato a reeleição. Após alguns minutos, essa pessoa me respondeu que também fez pesquisa, inclusive perguntando a outras pessoas, e percebendo que não era verdade retirou o post do grupo.

Percebi que tomei essa atitude porque estava com tempo, de qualquer forma, reafirmou em mim o que tanto falamos no cuidado de espalhar notícias falsas (mesmo se são agradáveis as nossas crenças) pois nosso carisma é a unidade e quando Jesus proclamou que todos sejam um está incluído esse candidato do qual discordo veemente.

Ana Beatriz – São José dos Campos/SP (2022)

Clique aqui para ver outras experiências dos empenhados do Movimento Humanidade Nova.

Compartilhe
Veja também
Alimentar o corpo e a mente. Conheça essa história que uniu a distribuição de alimentos com a apresentação da Arte e Amar.
Enquanto Conselheiro de Saúde, ele encontrou uma oportunidade de atuar em favor da sua comunidade. Conheça essa experiência de vida.
Foram 22 anos de espera até concretizar seu sonho de abrir uma social. Hoje, a Casa de Maria é uma realidade.