Campanha mobiliza pessoas e organizações a contribuir com projetos que conectam oportunidades e vulnerabilidades em todo o Brasil.
A campanha Comunhão e Ação, promovida todos os anos pela Economia de Comunhão no Brasil (edc), é uma grande iniciativa de financiamento coletivo para apoiar projetos voltados à erradicação da pobreza. Neste último trimestre do ano, pessoas e organizações são convidadas a contribuir com a edc pelo propósito de conectar oportunidades e vulnerabilidades em todo o Brasil.
Com 30 anos de existência, a edc age com foco no desenho de iniciativas que atuam no alívio de situações de privação material, em ações de empreendedorismo e florescimento humano, na formação de líderes e incentivo ao voluntariado social, construindo com as comunidades vulnerabilizadas novas condições e oportunidades para superação de dores e desafios econômicos, culturais e sociais.
“A edc compreende que somos todos iguais em dignidade e que merecemos viver em condições dignas. A responsabilidade pela restauração da equidade social é de todos nós. Somos uma única comunidade global. A partir disso, mobilizamos e desenhamos iniciativas para conectar pessoas e propósitos e compartilhar recursos. Gerar comunhão: de vida e de recursos. E a campanha Comunhão e Ação é uma forma concreta de sensibilizarmos todas as pessoas por este propósito junto com a gente”, explica Maria Helena Fonseca Faller, presidente da Associação Nacional por uma Economia de Comunhão.
E a campanha 2021 já começou!
Este ano com duas novidades: se antes os recursos eram destinados ao Programa de Superação da Vulnerabilidade Econômica – Supera, a partir de agora, a arrecadação será destinada também às demais iniciativas, como para o Programa de Fortalecimento de Negócios Inclusivos e de Comunhão (PROFOR); para o INTERSOMOS; para o Ancestralidade Negra e Florescimento do Empreendedorismo; e também para as Oficinas de Fomento ao Empreendedorismo com Impacto.
“O apoio da Economia de Comunhão é muito importante para mim. Permitiu que eu tivesse perspectiva na minha vida e fez com que eu pudesse apoiar outras pessoas. Além de poder continuar meus estudos, no programa eu recebi acolhimento, afeto e carinho. Perceber que alguém se preocupa comigo faz muita diferença”, compartilha Camila Leofico, da cidade de Timoteo, Minas Gerais, uma das participantes dos projetos.
Outra novidade para 2021 é que a campanha conta com uma plataforma para as contribuições com possibilidade de fazê-las por meio de cartão de crédito, boleto e outros meios de pagamento, além do já habitual depósito em conta e pelo PIX. Organizações e pessoas físicas podem colaborar, sem limite mínimo ou máximo de valor.
“No nosso dia a dia procuramos fazer atos que melhoram o bem-estar das pessoas que estão ao nosso redor, porém a Comunhão e Ação é a chance de multiplicar ou centuplicar esses atos, impactando positivamente a vida de pessoas que talvez nem conhecemos. Conversando com alguns dos participantes sobre o impacto dos projetos em suas vidas e de suas famílias, não tenho nenhuma dúvida que estamos caminhando juntos, lado a lado”, destaca Célia Carneiro, coordenadora do Supera.
Faça sua contribuição e vamos juntos viver por um mundo mais justo, regenerativo e fraterno.
As contribuições podem ser feitas pela plataforma a seguir ou por depósito em conta (dados bancários em breve).