SITE OFICIAL BRASILEIRO

Comunhão e Ação 2023: porque somos comunidade, semeamos uma nova história

Comunhão e Ação 2023.

Campanha anual da Economia de Comunhão tem início em junho e espera arrecadar recursos para desenvolver projetos que objetivam a  equidade social em comunidades vulnerabilizadas em todo território nacional. Faça parte da Comunhão e Ação 2023.

Todos os anos, a Economia de Comunhão Brasil – movimento global que vive pela erradicação da pobreza, por um mundo mais justo, regenerativo e fraterno – realiza a campanha Comunhão e Ação, uma campanha de financiamento coletivo para desenvolver e continuar projetos em todo o país que objetivam a equidade social e a conexão entre oportunidades e vulnerabilidades. 

A Campanha de 2023 começa em junho e segue até agosto, mesmo sendo possível doar o ano inteiro. O mote deste ano é “Porque somos comunidade, semeamos uma nova história”. A palavra semear faz uma referência direta à semeadura de valores, de uma nova cultura e da forma de olhar e pensar a comunidade na ótica da ecologia integral, onde somos interdependentes e conectados com o ambiente.  

“Depois de tantos anos, temos a certeza de que apenas semeamos a Economia de Comunhão nas comunidades vulnerabilizadas e na vida das pessoas, porque é a potência da comunidade que faz emergir histórias de transformação e de uma nova economia. E assim, as pessoas florescem, superam vulnerabilidades, empreendem e lideram”, explica Célia Regina, gestora de projetos da edc. 

Na edc um ponto importante que norteia os projetos é a compreensão de que a pobreza é complexa e multidimensional, perpassa as dimensões emocional, educacional, relacional, psíquica e material. É necessário ver a integralidade das pessoas, pois todos temos pobrezas e riquezas, e se olharmos apenas para a riqueza material desconsideramos outras muitas riquezas.

“A campanha é uma oportunidade que impulsiona todos nós , independente da nossa condição social, a compartilhar recursos, conectar oportunidades e vulnerabilidades e a concretizar a comunhão.”, completa Célia.

A campanha Comunhão e Ação chega com a meta de arrecadar R$567.000 a partir de doações de pessoas físicas e também de empresas. Esse valor é o necessário para que seja possível investir nos projetos de empreendedorismo social, incubação de negócios periféricos, florescimento humano e superação das vulnerabilidades econômicas presentes em todo o Brasil. Nos últimos seis anos, a Campanha já arrecadou R$2.160.216

A arrecadação é destinada a iniciativas como o “Projeto Mulheres quilombolas: luta e resistência, a alimentação tradicional como cultura secular no quilombo Peropava”, na Zona Rural de Registro – SP. O projeto impactou uma comunidade inteira que sofria com a falta de água para alimentação e manutenção da cultura quilombola. Com os recursos da Campanha Comunhão e Ação, a comunidade viu uma nascente de água comprometida se transformar em um açude capaz de alimentar um sistema de irrigação completo que hoje atende um viveiro de mudas nativas. 

Esse viveiro serve para o reflorestamento de 29 hectares da Mata Atlântica, ação de suma importância para a preservação das práticas tradicionais de produção dos quilombolas, como a coleta de sementes na mata e guarda (sementes “crioulas”) e o plantio de mudas nativas próximo à nascente d’água para a conservação da natureza. Além de contribuir para gerar renda para as famílias. 

“Eu coloco a economia de comunhão em prática atuando nas lutas cotidianas na minha comunidade Quilombola, na busca por igualdade de direitos e dignidade humana, desenvolvendo projetos que valorizam a cultura e visam o desenvolvimento comunitário como este que teve o apoio da Anpecom e parceiros”, conta Andréia Regina Silva Cabral Libório, quilombola. 

Para doar, basta acessar o link a seguir. É possível fazer uma doação única ou uma doação mensal recorrente. Na mesma página também estão os dados bancários para doação em PIX ou depósito bancário. 

Fonte: Economia de Comunhão Brasil.

Compartilhe
Veja também
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.