Entre 13 e 19 de abril, Bernadete e Angel, conselheiros internacionais para as Américas, estiveram em Brasília e se reuniram com a comunidade do Movimento dos Focolares juntamente com Márvia e Aurélio, responsáveis nacionais. O Encontro durou cerca de 3 horas e foi marcado pela sabedoria compartilhada pelos conselheiros que estiveram viajando pelo norte do Brasil entre os meses de março e abril.
Foram muitas as falas que marcaram a comunidade, mas duas se destacaram de forma especial:
“Hoje somos todos chamados a exprimir o carisma de um modo novo. Vocês aqui de modo brasileiro, que tem tantas formas diferentes de se expressar em cada região. Depende de cada um de nós para exprimir hoje o que o carisma é chamado a oferecer, sem repetir as coisas que talvez hoje não sirvam mais. Porque cada um de nós recebeu diretamente o carisma e sabemos que ele frutifica e floresce com a vida de Jesus no meio. Mas, não temos Jesus no meio se não somos antes vida da Palavra, vida do Evangelho.”
“As comunidades que estão preocupadas em ‘preservar a própria fé’ estão desaparecendo. Ao invés, aquelas que se ocupam em sair para anunciar são aquelas onde existe mais vida.” E praticamente em nossas comunidades acontece a mesma coisa. Aquelas comunidades que se preocupam em fazer apenas seus encontros de focolare, seus encontros de núcleo, de unidade gen, somente isto, e alguém talvez chama para fazer alguma coisa e nós dizemos que, estamos ocupados, porque temos que fazer a nossa reunião de núcleo, de focolare… Deus nos abre as portas mas nós estamos ocupados… Ao invés, aquelas que estão ocupados em anunciar, nelas se vê a vida. ……Quando encontro uma pessoa que foi tocada pelo Ideal e vejo essa pessoa crescer no Ideal eu a vejo crescer em mim, eu a veja brilhar ainda mais bela em mim, então, não percamos a beleza de ver o Ideal brilhar nos olhos de outros.”
Nos demais dias, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecerem pontos turísticos da capital do país, além de passarem dois dias no Encontro de Assistentes das novas gerações que vieram de todo o Brasil e de visitarem o Focolare Feminino (local fixo do Movimento), onde impulsionaram a ir de encontro com as portas que aparecem para apresentar o Carisma da Unidade.