SITE OFICIAL BRASILEIRO

Criando vínculos, transformando vidas

Uma reunião que pode ser farol para transformar a vida de pessoas inviabilizadas na sociedade. Esta é a experiência de vida que Jaqueline compartilhou conosco.

Fui convidada pelo pároco de um município vizinho a fazer parte de uma reunião com o prefeito, vice-prefeito, vereadores, empresários e representante do Lions Clube, para falar sobre a política de inclusão das pessoas em situação de rua, ação que está sendo desenvolvida por um grupo que, comigo, desenvolve o trabalho de resgate da própria condição humana.

Estavam presentes a coordenadora nacional desta Pastoral e várias pessoas beneficiadas pelo projeto Moradia Primeiro para testemunharem as transformações em suas vidas ao deixarem de ser invisibilizadas através das relações estabelecida. Este foi o ponto que mais devemos desenvolver, vínculos!

Na sua esmagadora maioria, as pessoas passam a morar na rua por rompimento de vínculos e só encontram luz para sair quando estabelecem vínculos com quem está disposto a ajudá-los. Na maioria das vezes, a própria pessoa consegue encontrar sua própria saída através de uma escuta profunda desenvolvida através destes vínculos desenvolvidos.

Depois de um diálogo com os presentes nesta reunião municipal para implantar esta política no município, a conclusão foi unirmo-nos todos da sociedade civil, religiosa e política, para resgatarmos a dignidade através de uma política de inclusão e não uma política higienista. Fazer COM as pessoas que se encontram em vulnerabilidade e não PARA eles.

Jaqueline Manchein (Aster) – Palhoça/SC

Clique aqui para ver outras experiências dos empenhados do Movimento Humanidade Nova.

Compartilhe
Veja também
Alimentar o corpo e a mente. Conheça essa história que uniu a distribuição de alimentos com a apresentação da Arte e Amar.
Enquanto Conselheiro de Saúde, ele encontrou uma oportunidade de atuar em favor da sua comunidade. Conheça essa experiência de vida.
Foram 22 anos de espera até concretizar seu sonho de abrir uma social. Hoje, a Casa de Maria é uma realidade.