MENSAGEM. Com a alegria de reencontrar-se presencialmente, após a pandemia, chegou a inesperada e afetuosa saudação do Papa Francisco aos responsáveis do Movimento dos Focolares no mundo, reunidos de 10 a 23 de setembro.
“Muito obrigado pelas inúmeras boas notícias. Asseguro à senhora e a todos vocês a minha proximidade. Eu rezo por todos vocês, por favor, rezem por mim”.
Com estas palavras, o Papa respondeu a Margaret Karram, presidente do Movimento dos Focolares, que deu início aos dias de encontro dos Responsáveis do Movimento no mundo junto com o Conselho Geral do Movimento.
Confira também a mensagem do Papa Francisco aos bispos amigos dos Focolares.
A Presidente disse aos 104 presentes que nos dias precedentes ela tinha sentido o desejo de escrever ao Papa Francisco, para agradecê-lo por sua constante proximidade a ela e ao Movimento e com a esperança de lhe dar alegria. Na sua carta ao Santo Padre de 6 de setembro, entre outras coisas ela escreveu: “Um ano e sete meses se passaram desde minha eleição a Presidente, e confesso ao senhor que foi um período árduo, com muitos desafios a serem enfrentados e decisões a serem tomadas. Entendi cada vez mais a sua alusão às “podas”, necessárias ao crescimento e, renovando a minha escolha em abraçá-las reconhecendo-as como Jesus crucificado e abandonado, percebi que a humildade crescia, aumentava a esperança e sentia ainda mais forte a unidade com o senhor, Santidade, com a certeza da ação de Deus. Ao mesmo tempo, testemunhei o germinar de muitos frutos, passos espirituais individuais e comunitários, atenção aos últimos, muitas ações concretas em favor daqueles que mais sofrem”. E concluiu assegurando ao Papa as orações dos membros do Movimento.
A surpresa foi grande quando, no dia seguinte, ela recebeu esta resposta escrita pelo próprio Papa:
7 de setembro de 2022
Sra. Margaret Karram
Estimada irmã,
Muito obrigado por sua carta de ontem. Muito obrigado pelas inúmeras boas notícias.
Asseguro à senhora e a todos vocês a minha proximidade. Eu rezo por todos vocês, por favor, rezem por mim.
Que o Senhor a abençoe e que Nossa Senhora a proteja.
Fraternalmente,
Francisco