SITE OFICIAL BRASILEIRO

Entre abraços e trabalho duro chega ao fim o XV Projeto Amazônia em 2023

XV Edição do Projeto Amazônia 2023.

Entre os dias 1° e 15 de julho aconteceu o XV Projeto Amazônia 2023, em Altamira-PA, organizado pelo Movimento dos Focolares, grupo ligado à Igreja Católica e aberto a todas as pessoas, independentemente de religião, que busca a unidade de todos no amor. 

Nessa XV edição, que envolveu 42 voluntários, foram atendidas as comunidades de Sol Nascente, Quatro Bocas, Transunião e os RUCs Jatobá, São Joaquim e Laranjeiras. 

O projeto contou com atendimento de diversos profissionais de saúde, tais como enfermeiros, clínicos gerais, oftalmologistas, dentistas, psiquiatras, psicólogos e terapeutas. Cerca de 200 pessoas foram atendidas por tais profissionais, em um atendimento humanizado.

A outra parte da equipe de voluntários desenvolveu atividades diversas com a comunidade: oficinas de autocuidado, jogo de RPG voltado à educação ambiental e cultura da paz, fuxico e pintura, além de diálogo com agricultores, consultoria jurídica, brincadeiras com as crianças e orientações sobre higiene bucal, entre outras. Um sacerdote suíço, pioneiro desde os primórdios do Projeto Amazônia, atendeu confissões e celebrou missas diariamente nas comunidades. Além dessas atividades, os participantes também puderam escolher objetos recebidos em doação, como roupas, sapatos, brinquedos, livros, Cerca de 100 pessoas foram atendidas nessas ações. 

Na oficina de autocuidado, foram realizadas dinâmicas em grupo e rodas de conversa sobre a importância do autocuidado físico, emocional e intelectual. Cerca de 100 pessoas foram atendidas, as quais receberam kits de autocuidado elaborados pelos voluntários. (Veja como foi a organização para a oficina)

Na de jogo de RPG (“Role Playing Game” – jogo de papéis), foi trabalhado o RPG Fundação Triunfo, que busca, além de desenvolver a imaginação, criatividade e habilidades de comunicação, incentivar a resolução de conflitos sem violência e de forma cooperativa. É uma ferramenta pedagógica para trabalhar a questão da violência de forma leve, prazerosa e que aguce a sensibilidade do participante. Além disso, na história elaborada especialmente para esse projeto, foi abordada a importância de conservação da Floresta Amazônica e do Rio Xingu, bem como a valorização dos povos indígenas e seus saberes. Cerca de 70 pessoas vivenciaram esse jogo.

Na pintura, os participantes, desde crianças até idosos, puderam expressar-se por meio do desenho e da pintura, com uma atividade lúdica e que traz bem estar. Cerca de 50 pessoas participaram dessas atividades. 

No fuxico, todos puderam aprender a  transformar roupas e acessórios, percebendo o quanto podem desenvolver habilidades que muitos nem sabiam que possuíam e até mesmo usá-las como fonte de renda. Cerca de 50 pessoas desenvolveram esse artesanato. 

O diálogo com os agricultores também foi frutífero, incentivando a sustentabilidade e a organização comunitária. Cerca de 30 produtores participaram de rodas de conversa sobre esse tema. 

Além disso, foram realizadas também visitas domiciliares, inclusive para convidar a população para participar das atividades.

Apoios para o XV Projeto Amazônia

a XV edição do Projeto Amazônia contou com o apoio do Município de Altamira para transporte e alimentação dos voluntários, bem como espaço para as atividades, que ocorreram em escolas e postos de saúde. 

Além de voluntários de vários estados brasileiros e um de fora do país, o projeto também contou com a participação de diversas pessoas de Altamira, que acolheram os voluntários em suas casas, providenciaram refeição e transporte para eles e ajudaram em todo o processo.

Quem viu, também gostou

Projeto Amazônia 2023 é noticiado pelo jornal local; ação leva saúde para moradores de Altamira

Compartilhe
Veja também
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.