SITE OFICIAL BRASILEIRO

Projeto Dado da Paz transforma escola estadual em Teresina

Desde que o Projeto do Dado da Paz foi apresentado a Escola Barão de Gurguéia, em Teresina, Piauí, o ambiente escolar não é mais o mesmo.
O Dado da Paz faz parte de um projeto maior, chamado Living Peace, de alcance internacional que busca levar para as escolas e demais ambientes uma Educação para a Paz. Por isso, o jogo do dado ganhou uma nova vestimenta. Ao invés de números, frases da Arte de Amar, criada por Chiara Lubich, que impulsionam crianças, jovens e adultos a viver concretamente a paz e o amor ao próximo.
Logo que o projeto foi apresentado como proposta de metodologia para a escola, por iniciativa de uma das professoras que participa do Movimento dos Focolares, os professores logo se prontificaram a desenvolver ações.
Dentre as ideias, o lançamento do projeto com toda a escola, uma mostra de painéis de desenhos sobre a paz, roda de conversas com os alunos sobre a temática e visitas a uma casa de idosos.

O lançamento do Dado da Paz

Em junho, alunos, professores e funcionários, cerca de 400, participaram do lançamento do projeto para toda a escola. A alegria era contagiante, certamente baseada na frase do Evangelho: “Felizes os que promovem a paz”.
O evento contou com a participação de dois jovens do Movimento Jovens por um Mundo Unido (Movimento de Amplo Alcance dedicado aos jovens, no Movimento dos Focolares) que apresentaram o Dado da Paz. Além disso, uma faculdade privada da cidade cedeu o local e doou brindes para serem sorteados entre os alunos. Um dia de festa!

As rodas de conversa

As Rodas de Conversas sobre o Dado da Paz aconteceram entre os dias 17 e 19 de setembro e contaram com várias turmas de alunos, professores e funcionários da escola. Foram 4 rodas de conversas com 3 turmas de alunos, totalizando, mais ou menos, 90 alunos a cada evento. Missão desafiadora, mas extremamente importante e necessária.
Durante a abertura foi apresentado um vídeo chamado “Pequenas atitudes, grandes transformações”, onde a atitude de fazer o bem ao outro contagia as pessoas e cria uma corrente do bem.
Em seguida, foi apresentado o resumo do Projeto Living Peace (Dado da Paz) com as ações já realizadas na escola.
Psicólogos, orientadores de educação e professores convidados participaram das rodas de conversas.
O diálogo foi muito simples, aberto e livre. Com muita naturalidade os alunos contaram suas experiências do Dado, lançado em sala de aula há alguns meses, desde o lançamento em junho.
Alguns alunos deram depoimentos, inclusive pedindo perdão, como fez uma aluna que, durante o evento, pediu desculpas pelo que fez a uma outra e foi logo abraçá-la diante de todos.

Nas rodas de conversas, os alunos também compartilharam depoimentos fortes sobre suicídio, mutilação e depressão, muitas vezes encorajados por outros que viveram as mesmas experiências e os aconselhavam a buscar ajuda.
Uma aluna que disse a todos ter tentado tirar a própria vida falou no final: “…esta roda de conversas já está me ajudando, saio daqui muito mais tranquila e em paz. Este projeto é maravilhoso!”
Uma psicóloga presente se colocou à disposição para ajudar essa aluna que pensava em tirar a própria vida.
Diante de muitos pedidos de ajuda por parte dos jovens e também de muitas falas a atitudes de esperança, os professores relataram a responsabilidade e a necessidade de estar ainda mais perto dos alunos para acompanha-los com a escuta solidária e cheia de amor por cada um deles.
Os convidados e os professores elogiaram o Projeto, admirados pela adesão e maturidade dos alunos.

Visita aos idosos

No fim de outubro, os alunos tiveram mais uma oportunidade de colocar em prática o Dado da Paz, com a visita à Casa de Idosos Frederico Ozanan. Eram aproximadamente 40 alunos e 6 Professores.
A delicadeza dos alunos e a relação estabelecida com os idosos foi algo comovente e envolveu a todos numa tarde de felicidade. Dois idosos deixaram seus depoimentos: “…foi ótimo! Estou feliz”, com um largo sorriso no rosto. E outro disse: “Estou me sentindo jovem como vocês”.


Uma ex-professora de matemática, residente no asilo, em uma cadeira de rodas e sem uma das pernas cantou uma paródia para os alunos.
Um outro senhor que havia sofrido dois AVCs disse, olhando nos olhos dos alunos e com lágrimas nos olhos: “…estudem e não façam como eu que bebia e fumava… estudem para não virem parar aqui…”
Ao concluir, o clima foi de festa e cheio de abraços, beijos e declaração de amor. E muitos dos alunos adotaram alguns dos idosos como avós e não queriam ir embora.

Compartilhando a experiência

No dia 26 de outubro, a Escola Barão de Gurguéia foi convidada para apresentar o Projeto do Dado da Paz no Liceu Piauiense, durante um evento no auditório da Escola, onde o tema era o Bullying. Foi um show!

 
Os alunos foram muito aplaudidos pelas mais de 250 pessoas presentes no auditório. Todos escutavam, maravilhados e emocionados, o forte depoimento da aluna que disse que se auto-mutilava.
Percebia-se claramente a alegria que tomou conta do ambiente e, especialmente, a alegria dos alunos que já estão compartilhando suas experiências do Dado da Paz com outras pessoas de outras escolas.

Compartilhe
Veja também
Para envolver os jovens macapaenses no percurso rumo ao Genfest 2024, a comunidade do Movimento dos Focolares de Macapá (AP) reuniu a juventude do Estado para a Jornada dos Jovens que neste ano refletiu sobre “Juntos Para Cuidar”.