Famílias Abraâmicas testemunham diálogo entre católicos e judeus 

Famílias Abraâmicas testemunham o diálogo entre católicos e judeus

Mensalmente em São Paulo capital, membros do Movimento dos Focolares participam do grupo Famílias Abraâmicas que reúne famílias cristãs, judaicas e muçulmanas para troca de experiências sobre suas tradições, celebrações e um profundo respeito e amor mútuo pela fé uns dos outros.

No último dia 24 de novembro, o encontro foi realizado juntamente com o Encontro Nacional de Diálogo Católico Judaico, na Sinagoga Beth El, local histórico, sendo a primeira grande sinagoga da capital paulista. 

Famílias Abraâmicas testemunham o diálogo entre católicos e judeus 
Foto: Encontro das Famílias Abraâmicas realizado na Sinagoga Beth El em São Paulo. / Divulgação

O evento foi recepcionado pelo Rabino Uri Lam, psicólogo, mestre em Filosofia, e membro do Conselho Nacional de Diálogo Católico-Judaico, que juntamente com o Padre Fernando Gross, doutor em Teologia e especialista na cultura judaico-cristã, apresentou um estudo intitulado “A Esperança que nos une”. 

Foto: Rabino Uri Lam / Divulgação

“Podemos dizer que esperamos em Deus, mas também suportamos e preservamos uma relação de como viver no presente o mistério de Deus. A esperança é aberta também no ordinário, no cotidiano da vida”, disse Padre Fernando.

O Rabino destacou a esperança por dias de paz, mesmo diante das guerras e conflitos que assolam nações e povos.

Para o casal de focolarinos Ana Maria e Roberto Fortes, iniciativas de diálogo mostram que o caminho de fraternidade é possível. “Neste ambiente, mesmo diante de guerras e sofrimento, é palpável o clima de paz, de respeito e de família.”

A equipe Litúrgica de Canto da Sinagoga fez uma apresentação compartilhando a beleza e a cultura judaica. Também houve participação da Scuola Cantorum da Catedral Metropolitana de São Paulo e de membros das Comunidades Católicas de Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora de Fátima, Santa Luzia entre outras.

“Foi um clima de oração, poesia, canto, harmonia, acolhida e reflexão”, contam ainda Ana Maria e Roberto. 

Por Nicole Melhado.

Fotos: Divulgação / Famílias Abraâmicas 

Sobre o Diálogo Inter-religioso

No atual panorama mundial, que vive uma profunda transformação rumo a uma sociedade cada vez mais multicultural e multireligiosa, o Movimento dos Focolares está empenhado em promover o diálogo entre as religiões, a fim de que o pluralismo religioso da humanidade não seja causa de divisões e guerras, mas contribua para a construção da fraternidade e da paz no mundo.

Um exemplo deste diálogo acontece em São Paulo. Atualmente, membros do Movimento dos Focolares participam do grupo Famílias Abraâmicas que reúne famílias cristãs, judaicas e muçulmanas. Nesses encontros fraternos, há uma troca de experiências sobre suas tradições, celebrações e um profundo respeito e amor mútuo pela fé uns dos outros.

Outra experiência de diálogo acontece em Salvador, onde membros do Movimento dos Focolares mantém contato com um grupo de muçulmanos. Em 2019, por exemplo, apresentamos o Dado do Amor a um grupo chamado POT (Peace On the Table) que reúne mulheres judias e muçulmanas.

Quem viu, também gostou

Famílias Abraâmicas se reúnem pela paz

Movimento dos Focolares lamenta morte de líder islâmico que inspirou diálogo inter-reliogoso

Compartilhe
Veja também