Entre os dias 26 e 30 de julho de 2023, aconteceu o Focolare Temporário pelas cidades de Passa Quatro, o bairro do Quilombo, Caxambu e São Lourenço, todas a região Sul de Minas Gerais. Segundo o Focolare, o grupo que esteve em viagem foi muito bem recebido por todo lugar onde passou.
“Pudemos experimentar a acolhida típica do povo mineiro e encontrar pessoas que vivem o Carisma da unidade! Na casa da família de Valquíria, por exemplo, uma Voluntária de Deus da cidade de Passa Quatro, seus pais, irmãs, primas e sobrinhos já haviam tido contato com o Movimento dos Focolares por meio da Palavra de vida e hoje, mesmo que não participem dos eventos, expressam um grande amor pela espiritualidade de Chiara Lubich!”
Narra o grupo do Focolare Temporário.
Ainda em Passa Quatro, o grupo visitou várias famílias com a de Valquíria e viveu momentos muito bonitos de diálogo e convivência. Para o Focolare, o sentimento foi de reacender a chama do Carisma da Unidade e, como consequência, a comunidade agora deseja retomar o contato e participar dos encontros da Palavra de Vida e ajudar na divulgação do Genfest Brasil, que acontecerá em Aparecida (SP), em 2024.
Tivemos a oportunidade de visitar o Padre Joaquim, pároco de Passa Quatro, que nos acolheu com muito carinho. Pudemos falar do Genfest e ele se animou também a ajudar na divulgação!
Em Quilombo, participaram de uma Missa em uma capela dedicada à Nossa Senhora do Belo Ramo, que estava em festa de coroação, um momento muito solene.
Na manhã do sábado, encontraram algumas crianças para contarem a história do Movimento e viverem uma manhã de brincadeiras. Já em agosto marcaram um próximo encontro e cada uma ficou encarregada de convidar um amiguinho(a) para participar.
Já em Caxambu, o grupo visitou a Patrícia, também Voluntária de Deus. Lá, o momento foi breve, mas de muito sentimento de família e de comunhão de vida. Patrícia, Lúcia (de Airuoca, cidade vizinha) e Valquíria participam juntas de um núcleo de voluntárias ali.
Um momento muito especial também foi em São Lourenço, onde nos encontramos com os jovens da JC. Eram cerca de 25 jovens e ali pudemos contar a história do Movimento, de Chiara Lubich e falar do Genfest. Ficaram muito tocados e animados e querem participar! Através de um seminarista de Campanha, que conheceu o Movimento, esses contatos com os jovens vão continuar até o Genfest.
Completaram.
Ao fim, concluíram que estes dias foram confiados à Jesus e à Nossa Senhora, e levaram para casa um sentimento de gratidão por estes momentos especiais que, sem dúvida, vão frutificar ali naquelas pessoas tão queridas.
Quem viu, também gostou
Focolare Itinerante na região cuiabana leva a espiritualidade de Chiara Lubich até o Pantanal.