Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva reuniu comunidades indígenas, ribeirinhas, de fé e empresariais para dialogar e agir pela Amazônia

Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 

A Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, realizou em Manaus (AM), o Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, nos dias 5 e 6 de abril. O evento aconteceu em um modelo disruptivo, dividido em três momentos: um dia de imersão na comunidade ribeirinha de Arara, no baixo Rio Negro, um encontro entre lideranças ecumênicas e inter-religiosas da região e um momento “banzeiro”, uma tarde de reflexões e diálogo.

O Fórum fez parte do segundo ciclo do projeto Amazônia Viva, desenvolvido pela edc, em parceria com o Sistema B Brasil, que busca conectar as agendas da economia, da fé e da Justiça Climática na Amazônia, ao apoiar o empreendedorismo de base comunitária e o florescimento humano em comunidades ribeirinhas e indígenas, além de gerar e disseminar conhecimento e formar e informar para que todas as pessoas conheçam a Amazônia pelo olhar dos seus povos.

No dia 5 de abril, a programação aconteceu na comunidade ribeirinha de Arara, no baixo Rio Negro. O grupo de cerca de 40 pessoas, de diversas regiões do Brasil, foi calorosamente recebido pelas lideranças comunitárias de Arara. Após um delicioso café da manhã regional, seguiu-se um momento de escuta junto à comunidade. Em suas falas, a exaltação da floresta, do Rio Negro e das suas tradições, e as inúmeras dificuldades que enfrentam: falta de emprego, ineficiência dos equipamentos públicos de saúde e educação, isolamento por causa da seca e da pandemia.

Encontro Ecumênico e Inter-Religioso para Lideranças

No dia seguinte, 6, aconteceu pela manhã o Encontro Ecumênico e Inter-Religioso para Lideranças, realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Na ocasião, pessoas de diferentes matrizes religiosas dialogaram sobre como as diversas perspectivas de fé podem inspirar e agir pelo cuidado com a Amazônia, sem perder de vista um profundo respeito pela cultura dos povos originários e tradicionais.

Por que lideranças religiosas? A ideia desse momento de interação nasceu da consciência de que as comunidades de fé têm capilaridade, credibilidade e influência, especialmente junto às pessoas mais vulnerabilizadas e acabam por cumprir, muitas vezes, o papel do Estado em termos de serviços sociais. “Nosso desejo é promover uma cultura de encontro. Queremos aproximação, acolhida, escuta. Sentimo-nos agentes de transformação, por isso propusemos este encontro”, explicou Maria Clézia Pinto, coordenadora do Projeto Amazônia Viva, na abertura do evento.

Diálogo em grupos

Cerca de 50 pessoas participaram desta manhã, que teve como ponto alto momentos de reflexão pessoal e em grupo, liderados por Diego Aguiar e Cristian Varela, respectivamente coordenador de articulação da Secretaria Executiva e coordenador do Núcleo de Diálogo Ecumênico e Inter-Religioso da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).

A partir da pergunta “Como o compromisso com a sua fé tem lhe inspirado a promover uma economia équa e fraterna, com mais justiça climática?” os diversos grupos subiram ao palco para apresentar seus pensamentos e ideias sobre a contribuição das comunidades de fé. Muitos destacaram a importância da fé como propulsora do sentimento de comunidade, transformação social e do cuidado com a ‘casa comum’.  E ainda teve quem disse que era preciso “reflorestar nossas mentes”, especialmente com formação e informação para conseguir, de fato, viver pela sustentabilidade na Amazônia.

“Cristo é aquele que se aproxima das minorias, que faz cabana conosco, que nos envia a sermos sementes, mais do que colonizadores ou coletores”, ressaltou o reverendo Iuri Lima, diácono da Igreja Anglicana e membro da Rede Ecumênica Amazonizar.

Banzeiro por uma Amazônia Viva

A tarde do dia 6 foi dedicada ao chamado Momento Banzeiro, igualmente realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Na cultura local, banzeiro significa as ondas que se formam e agitam o rio. Por isso, a programação trouxe uma mesa redonda sobre novas economias, justiça climática e participação civil na COP 30 – a ser realizada ano que vem no Brasil, em Belém – e um painel com vozes de lideranças comunitárias da Amazônia, além de apresentações artísticas regionais.

Participaram da mesa redonda Rodrigo Gaspar, co-diretor executivo do Sistema B Brasil, Marina Gattas, co-diretora da Outra Economia – Aliança pelo Bem-Estar ColetivoRaíssa Almeida, co-presidente da Associação Nacional por uma Economia de Comunhão Brasil (Anpecom) e Rodrigo Apolinário, também da equipe Anpecom, como mediador.

Reprodução: Economia de Comunhão.

Gaspar trouxe a perspectiva de como o Sistema B deseja ressignificar o que os negócios enxergam como sucesso, propondo a metodologia do triplo impacto: social, econômico e ambiental. “Viemos desse lugar de novas economias para auxiliar uma artesã, por exemplo, a mostrar que as penas que utiliza não são de animais vivos e que isso pode gerar um certificado e um incremento de valor no seu produto”. Gattás reforçou a importância de conectar os diversos movimentos para mostrar que a economia precisa estar a serviço das pessoas e do planeta. E instigou: “Comunidades, criem suas próprias definições de sucesso, do que é viver bem, do que faz sentido”. E Almeida enfatizou a comunhão proposta pela Economia de Comunhão como um dos caminhos para viver por uma nova economia: “comunhão de recursos, mas não só. Também de experiências, de vivências, de dons, de saberes tradicionais, de conhecimentos empíricos”.

Durante a mesa redonda, os e as especialistas também abordaram em profundidade a urgência de agir por mais Justiça Climática. “Sabemos que dinheiro e impacto ambiental caminham juntos. Se pintarmos um mapa do mundo, os poluidores, emissores e os que consomem em demasiado são os países que chamamos de norte-global. É quem se beneficia desse sistema. E o prospecto científico é bem pessimista para o aquecimento global. Nessa trajetória, temos a previsão que dois bilhões de pessoas serão afetadas pelo calor extremo e a maior parte delas está no sul-global. Ou seja, são as pessoas que menos destroem, as que mais serão afetadas (já estão sendo)”, explicou Gattás.

Durante o diálogo, os participantes do Banzeiro foram convidados a se engajarem com a COP 30, a ser realizada ano que vem em Belém, na região Amazônica. “É por isso que a sociedade civil deve participar da COP 30. Porque queremos nos envolver, queremos deixar de ser invisíveis, queremos ser ouvidos”, completou Almeida.

Após a mesa redonda, seguiu-se um momento de relatos de diferentes agentes sociais, indígenas e ribeirinhos da região que vivem pela Economia de Comunhão em suas comunidades: Roberto Brito e Viceli Costa, líderes comunitários da comunidade ribeirinha de Tumbira, Myrian Vasques, liderança na comunidade indígena Filadélfia de etnia Ticuna, Laura Beleza, do projeto Mães Empreendedoras e Charles Barbosa, membro do Movimento dos Focolares e do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs – CAIC, mediados por Gilvan David, coordenador programático da Anpecom.

Reprodução: Economia de Comunhão.

Vasques, de etnia Ticuna, vive na fronteira com o Peru e a Colômbia e compartilhou como sua comunidade vem sendo impactada pelas mudanças climáticas. “Vivo numa comunidade indígena onde já estamos estressados por esses impactos. Nós indígenas não suportamos tanta pressão (…) Em Benjamin Constant não temos Reserva, não temos lago e o Rio Solimões secou. Começamos a invadir o lado peruano em busca de peixe. Nosso rio é vida. Mas está contaminado. Já surgiu mercúrio. Isso é muito impactante para nós”. Myrian também contou que precisou desistir de duas faculdades à distância porque não tinha conexão com a internet e suplicou ajuda, especialmente para as mulheres indígenas. “Lá vai o meu pedido: vamos olhar mais para nossa floresta e para o povo que vive dentro dela, principalmente para as mulheres. Nós mulheres precisamos de ajuda, atenção e de vocês para direcionarmos um mundo melhor para os pequenos que estão vindo”.

Na comunidade de Viceli Costa, a realidade não é muito diferente. “Somos afetados pelas injustiças climáticas. Cheguei ao desespero de chorar numa canoa porque não andava (navegava) e para chegar na cidade eram três horas caminhando. Nunca vimos tanto capim nos igarapés como aconteceu. Você passa horas e horas e não chega na outra margem (…) Vamos esperar secar de novo para ter um planejamento?”, desabafou.

Para todas as lideranças presentes, o desenvolvimento sustentável da região passa pela manutenção da floresta em pé, pelo apoio ao turismo de base comunitária e valorização da cultura tradicional. “Hoje meus filhos não derrubam mais madeira. Hoje vivemos com a natureza viva, aproveitando a floresta de uma outra forma, trazendo isso para dentro da comunidade e para a vida das pessoas”, contou Brito, empreendedor, caboclo e ex-madeireiro em seu relato.

Reprodução: Economia de Comunhão.

O Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver. “Essas agendas se conectam profundamente a partir de um fio condutor importante que é a preservação da vida, em todos os seus âmbitos. E, cada uma, a seu modo, almeja o bem-viver de todas as pessoas”, concluiu Maria Clézia Pinto, coordenadora do projeto Amazônia Viva.

O Fórum ainda contou com o apoio das organizações Rede Eclesial Pan-Amazônica, Rede Ecumênica Amazônizar e Outra Economia – Aliança pelo Bem-Estar Coletivo. E agradece à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas por ceder o espaço no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.

Fonte: Economia de Comunhão.

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