Genfest 2024: conferencistas de projeção nacional e internacional compartilham experiências com jovens de mais de 50 países durante a 3ª fase

O Genfest 2024, evento global que reunirá jovens de diferentes culturas e religiões, de mais de 50 países pela primeira vez na América Latina, promoverá, em sua 3ª fase, a ser realizada entre 21 e 24 julho, em Aparecida (SP), uma experiência transformadora por meio das assim chamadas Comunidades Pathways.

Por meio de oficinas, palestras, painéis, mesas redondas e atividades em grupo, serão oferecidas aos jovens oportunidades para explorarem seus interesses e talentos, bem como a possibilidade de compartilharem seus valores e aspirações. A proposta é que os participantes desenvolvam as próprias habilidades e troquem experiências, tendo em vista buscar soluções inovadoras para os diferentes desafios da vida em sociedade hoje.

Fazem parte do time de conferencistas convidados para essa fase, a Mabel Aghadiuno, médica de família que acumula experiência profissional realizada na Europa e África, e é membro há 2 anos da Comissão Internacional de Saúde, Cultura do Diálogo do Movimento dos Focolares. Nascida no Reino Unido, onde viveu e praticou medicina durante a maior parte de sua carreira, a Aghadiuno esteve nos últimos oito anos trabalhando e vivendo na Nigéria.

De acordo com ela, praticar medicina e dar o melhor de si aos seus pacientes é o que mais ama fazer na vida. Autora do livro “Soul Matters”, que trata sobre a dimensão espiritual nos cuidados de saúde, a Mabel Aghadiuno conta que a inspiração para escrever surgiu a partir de uma pesquisa sobre a espiritualidade na medicina para sua dissertação de mestrado, por meio da qual constatou de que a despeito da doença ser um momento de desorientação e provação para quem sofre e para o seu cuidador, essa pode ser uma experiência libertadora.

Também palestrará o pesquisador em Educação Física Māori, Hauora (Saúde) e Oranga (Bem-estar) da University of Canterbury’s Faculty of Health in Aotearoa, na Nova Zelândia, *Jeremy Hapeta*, que antes de sua carreira acadêmica lecionou em escolas primárias, intermediárias e secundárias em seu país e no exterior, na Itália e no Japão.

Ex-jogador de rugby de primeira classe pelo Manawatū na Nova Zelândia e de equipes profissionais no Japão (Hokkaido Barbarians) e na França (US Nafarroa), Jeremy também atuou como treinador de rugby na Nova Zelândia e na Itália (Biella). Dentre seus interesses de pesquisa estão a teoria e metodologia Kaupapa Māori e Perspectivas Indígenas do Esporte para o Desenvolvimento. Recentemente, foi nomeado para o Comitê Científico do Copresidente da UNESCO em Esporte para o Desenvolvimento, Paz e Meio Ambiente.

Além disso, trabalhou com o NZ Rugby para desenvolver sua atual Estrutura de Treinamento e Educação como membro selecionado de seu Grupo de Trabalho. Ele também atuou com grupos de referência acadêmica para Sport NZ (incluindo Coach Developer e Physical Literacy). De 2022 a 2024, Jeremy foi membro do currículo de EF ‘re-fresh’ do grupo de especialistas em disciplinas do Ministério da Educação. Em termos de governança, ele é atual membro do Conselho da Sport Manawatū, tendo atuado em dois Conselhos de Administração onde suas filhas frequentavam a escola.

Outros palestrantes convidados para a 3ª fase do Genfest são o Diretor Global da Plataforma de Ação Laudato Si’ do Dicastério do Vaticano para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, *John A. Mundell* e a professora de Psicologia e Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Chile; pesquisadora do Centro de Estudos de Conflitos e Coesão Social e diretora do Programa ProCiviCo, Paula Luengo Kanacri.

Até o momento já estão inscritos para a 3ª fase do Genfest mais de 1.400 jovens, que durante quatro dias poderão participar de uma incrível oportunidade imersiva e intercultural, que terá seus resultados compartilhados em um documento oficial que será entregue durante o “Summit Of The Future” (Cúpula do Futuro), que ocorrerá nos dias 22 e 23 de setembro, na Organização das Nações Unidas (ONU).

Aplicativo

Outra super novidade que o Genfest 2024 trará é o lançamento do aplicativo ‘United World Community’, na 2ª Fase do evento. O aplicativo ‘United World Community’ se assemelha muito a uma rede social e permitirá que os jovens continuem se encontrando “glocalmente”, compartilhando paixões e ações. Por meio do aplicativo, os jovens poderão se conectar com outros membros de suas comunidades, trocar informações, participar de eventos online e colaborar em projetos de impacto social.

Conheça as outras duas fases do Genfest

A Fase 1 do Genfest será realizada entre os dias 12 e 18 de julho em várias cidades do Brasil e da América Latina, oferecendo a oportunidade para cerca de 600 jovens realizarem trabalhos voluntários em mais de 35 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em parceria com a UniRedes.

A Fase 2 do Genfest ocorre em Aparecida, entre os dias 19 e 21 de julho, e consiste no evento central do festival. Durante esses dias, os jovens terão a oportunidade de apresentar suas experiências em prol da construção de um mundo unido, da paz e da fraternidade universal, por meio de manifestações artísticas, depoimentos e outras dinâmicas.

Serviço

Adesões e novidades do Genfest 2024, basta acessar o site www.genfest.org. Quem desejar fazer uma doação para ajudar jovens a participarem do Genfest, pode contribuir com uma transferência bancária por meio de PIX ou depósito. A chave-PIX é genfest2024@focolares.org.br e depósito bancário pode ser feito no Banco do Brasil (001), agência 3583-1, conta corrente 4448-2, CNPJ: 05.056.796/0001-18, favorecido: MOVIMENTO DOS FOCOLARES MARIAPOLIS GINETTA.

Por Bruna Briti – Assessoria de Imprensa do GenfestJornalista MTB 32.441. Tel. (12) 98218.3382 / Julho de 2024.   

Quem viu, também gostou

1ª fase do Genfest conta com o apoio de organizações da sociedade civil da Argentina, onde jovens inscritos no festival atuarão como voluntários

1ª fase do Genfest contará com voluntariado em organizações da sociedade civil na Bolívia, Peru, México e Venezuela

Compartilhe
Veja também