“Gratidão ao Papa Francisco por sua escuta aos povos originários e à Amazônia”

Foto: Vatican News

Brasília, 21 de abril de 2025 – Com profunda dor, mas igualmente com imensa gratidão, o Movimento dos Focolares no Brasil se une à Igreja e ao mundo na despedida do Papa Francisco. Líder espiritual de coragem, ternura e escuta atenta, Francisco deixa um legado que seguirá inspirando ações concretas em prol da justiça, da paz e da dignidade humana.

“Em nome de toda a comunidade dos Focolares no Brasil, manifestamos nosso pesar e, ao mesmo tempo, nossa imensa gratidão a Deus pela vida e pelo ministério do Papa Francisco”, afirmam Marvia Vieira e Aurélio Oliveira, responsáveis pelo Movimento no país.

Francisco será lembrado com carinho especial pela atenção dedicada aos povos originários e à região amazônica. Sua escuta sensível e profunda do coração da floresta, das suas cidades e do grito dos esquecidos, ecoa com força nos caminhos trilhados pelos Focolares.

“As suas palavras são muito encorajadoras para nós: ‘O nosso sonho é uma Amazônia que integre e promova todos os seus habitantes, para que possam consolidar o bem viver’”, recordam, citando a Exortação Apostólica Querida Amazônia (n. 8).

Recentemente, foi inaugurado um novo focolare na cidade de Juruti, no Pará — um sinal concreto da continuidade desse sonho. “O clamor da Amazônia não brota apenas do coração das florestas, mas também do interior das suas cidades” (Querida Amazônia, n. 10), escreve o Papa. Diante da pobreza, da exploração de crianças, adolescentes e mulheres, procuramos estabelecer pontes com essas realidades, ajudando as pessoas a redescobrir sua dignidade e a beleza de terem nascido nessa terra, mas sobretudo, a grandeza de serem filhas de Deus.

A missão evangelizadora na Amazônia foi uma das grandes prioridades de Francisco, que insistia na necessidade do primeiro anúncio – o querigma – “anúncio principal, aquele que sempre se tem de voltar a ouvir… de um Deus que ama infinitamente cada ser humano” (Querida Amazônia, n. 64).

“Nem sempre é fácil deixarmos nossas categorias mentais de lado. Muitas vezes pensamos ter as respostas prontas, mas ao pisar na Amazônia percebemos que estamos em solo sagrado”, reforçam Marvia e Aurélio. “O que fazemos e doamos é apenas uma pequena gota diante da imensidão dos desafios. Mas saímos sempre enriquecidos pela forte presença de Deus que encontramos na natureza, nas pessoas e em cada encontro.”

“Que o Papa Francisco continue nos ajudando nessa missão que ele tanto tinha no coração”, concluem, renovando o compromisso de seguir adiante, com esperança e amor, como parte de uma Igreja “capaz de exercer com transparência o seu papel profético” (Querida Amazônia, n. 19).



Por Nicole Melhado – Assessoria de Imprensa Movimento dos Focolares 

Compartilhe
Veja também
Foto Papa com a presidente Margaret Karram (VATICAN MEDIA Divisione Foto)
Foto Papa com a presidente Margaret Karram (VATICAN MEDIA Divisione Foto)