No último dia 27 de fevereiro teve início a primeira oferta acadêmica da sede de Sophia na América Latina e no Caribe (Sophia ALC). Trata-se do Curso de Extensão em Lideranças Comunitárias: bens relacionais, fraternidade e sustentabilidade.
Foram 91 inscritos que iniciaram o Curso e evidenciaram a necessidade de um novo tipo de liderança que faça frente ao mundo atual, marcado pela complexidade e os desafios econômicos e sociais, que se agudizaram especialmente na América Latina, devido à crise da pandemia.
Neste sentido, a proposta acadêmica oferecida por Sophia ALC reconhece que as organizações sociais, econômicas, educativas, políticas e de todo tipo requerem uma liderança participativa, integradora, atenta à sua equipe e também ao meio ambiente.
O Curso está sendo realizado de forma virtual, de acordo com as medidas sanitárias exigidas pela pandemia da Covid-19. Com duração de 120 horas, suas aulas – preparadas por uma rede de aproximadamente 50 acadêmicos de diferentes disciplinas e nacionalidades, e com uma metodologia inovadora para aproximar as distâncias e promover a participação – oferecem conteúdos que integram diferentes perspectivas. Além disso, os estudantes compõem pequenas “comunidades de aprendizagem”, para a construção coletiva do conhecimento.
Nesse intercâmbio também é facilitado ao estudante realizar, com o apoio de um mentor, um projeto de intervenção em seu próprio espaço de aplicação. Tudo isso num ambiente internacional e multicultural. Com efeito, os estudantes são de onze países, com idades compreendidas entre 19 e 70 anos, de diversas profissões: pedagogos, comunicadores sociais, advogados, médicos e enfermeiros, empresários, sacerdotes e religiosas.
Instituto Universitário Sofia
O Instituto Universitário Sophia (IUS) é uma instituição de ensino superior internacional, com sede em Loppiano (Florença, Itália), que deseja oferecer uma preparação humana, cultural e profissional, promovendo a interação do conhecimento num ambiente internacional e intercultural, integrando pensamento, vida e ação na sociedade. Foi inspirado por Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, a quem ele está ligado.
A sede latino-americana do IUS está em fase de instalação. Ele conta com uma rede de mais de 100 acadêmicos e pesquisadores do continente, e está articulada em três campi (Argentina, Brasil e México), onde foram desenvolvidos cursos de férias e promovidas diferentes linhas de pesquisa. Ali mesmo se desenvolverão atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, também na perspectiva do patrimônio espiritual e cultural dos povos originários e afrodescendentes, formando os estudantes na sua missão e profissão, de tal forma que possam interagir e influenciar a transformação das realidades sociopolíticas da região.
Informações: sophiaalc.com
iusophia.alc.diplomado@gmail.com