Instituto Sophia inicia oferta acadêmica na América Latina e Caribe

No último dia 27 de fevereiro teve início a primeira oferta acadêmica da sede de Sophia na América Latina e no Caribe (Sophia ALC). Trata-se do Curso de Extensão em Lideranças Comunitárias: bens relacionais, fraternidade e sustentabilidade.

Foram 91 inscritos que iniciaram o Curso e evidenciaram a necessidade de um novo tipo de liderança que faça frente ao mundo atual, marcado pela complexidade e os desafios econômicos e sociais, que se agudizaram especialmente na América Latina, devido à crise da pandemia.

Neste sentido, a proposta acadêmica oferecida por Sophia ALC reconhece que as organizações sociais, econômicas, educativas, políticas e de todo tipo requerem uma liderança participativa, integradora, atenta à sua equipe e também ao meio ambiente.

O Curso está sendo realizado de forma virtual, de acordo com as medidas sanitárias exigidas pela pandemia da Covid-19. Com duração de 120 horas, suas aulas – preparadas por uma rede de aproximadamente 50 acadêmicos de diferentes disciplinas e nacionalidades, e com uma metodologia inovadora para aproximar as distâncias e promover a participação – oferecem conteúdos que integram diferentes perspectivas. Além disso, os estudantes compõem pequenas “comunidades de aprendizagem”, para a construção coletiva do conhecimento. 

Nesse intercâmbio também é facilitado ao estudante realizar, com o apoio de um mentor, um projeto de intervenção em seu próprio espaço de aplicação. Tudo isso num ambiente internacional e multicultural. Com efeito, os estudantes são de onze países, com idades compreendidas entre 19 e 70 anos, de diversas profissões: pedagogos, comunicadores sociais, advogados, médicos e enfermeiros, empresários, sacerdotes e religiosas.

Instituto Universitário Sofia 

O Instituto Universitário Sophia (IUS) é uma instituição de ensino superior internacional, com sede em Loppiano (Florença, Itália), que deseja oferecer uma preparação humana, cultural e profissional, promovendo a interação do conhecimento num ambiente internacional e intercultural, integrando pensamento, vida e ação na sociedade. Foi inspirado por Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, a quem ele está ligado.

A sede latino-americana do IUS está em fase de instalação. Ele conta com uma rede de mais de 100 acadêmicos e pesquisadores do continente, e está articulada em três campi (Argentina, Brasil e México), onde foram desenvolvidos cursos de férias e promovidas diferentes linhas de pesquisa. Ali mesmo se desenvolverão atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, também na perspectiva do patrimônio espiritual e cultural dos povos originários e afrodescendentes, formando os estudantes na sua missão e profissão, de tal forma que possam interagir e influenciar a transformação das realidades sociopolíticas da região.

Informações: sophiaalc.com

iusophia.alc.diplomado@gmail.com




Compartilhe
Veja também
No dia 30 de julho passado, entre os 430 participantes do encontro da comunidade do Movimentos dos Focolares que vive no território da “tríplice fronteira” entre Brasil, Argentina e Paraguai, estavam presentes alguns que enfrentaram até 20 horas de viagem.
A viagem de sete horas de lancha de Santarém a Juruti -PA, foi necessária para que Margaret Karram, Presidente do Movimento dos Focolares, e Jesús Morán, Co-Presidente, mergulhassem antes de tudo na natureza única desta região no mundo e na sua extraordinária riqueza cultural.
Após a chegada ao Brasil por Fortaleza, no Ceará, (04), Margaret Karram e Jesús Moran, presidente e copresidente do Movimento dos Focolares, partiram rumo ao Pará (06) para conhecer de perto a realidade amazônica em visita aos trabalhos sociais e à comunidade do Movimento dos Focolares no estado.