Irmãos de outras religiões prestam homenagem ao Papa Francisco

Papa Francisco. Fonte: Canva.

O falecimento do Papa Francisco tocou profundamente não apenas os católicos em todo o mundo, mas também líderes e membros de diferentes tradições religiosas. Reconhecido como um incansável defensor do diálogo inter-religioso, da fraternidade humana e da justiça social, o pontífice argentino deixa um legado que ultrapassa fronteiras e confissões de fé.

Entre as manifestações de pesar, destaca-se a mensagem emocionada do cientista da religião Atilla Kuş, Secretário-Geral do Centro Islâmico e de Diálogo Inter-religioso:

“Minhas mais profundas condolências aos irmãos e irmãs da Igreja Católica pelo falecimento do Papa Francisco. Ele foi um Papa que não falou apenas aos católicos e cristãos, mas à humanidade toda. Esforçou-se pela união, paz e inclusão de todos os seres humanos, independentemente da cor da pele, classe social, religião ou nação. Seu legado será lembrado pelas futuras gerações.
Descanse em paz, Papa do diálogo e do amor ao próximo!”

Também o Centro Islâmico e de Diálogo Inter-religioso e o Instituto pelo Diálogo Intercultural, instituições inspiradas pelo Movimento Hizmet, expressaram publicamente seu pesar pela morte do Santo Padre. Em nota conjunta, as organizações destacaram o compromisso de Francisco com a inclusão, a justiça e a solidariedade global:

“Estendemos nossas mais sinceras condolências aos irmãos e irmãs da Igreja Católica, bem como a todos e todas que foram tocados por sua mensagem e seus ensinamentos.
Ao longo da sua vida, Francisco foi um símbolo da humildade, da fé e do diálogo. Defendeu firmemente o diálogo inter-religioso e a responsabilidade socioambiental por meio da atuação e das duas cartas encíclicas que marcaram o seu legado como Papa: Fratelli Tutti e Laudato Si.”

A nota ainda ressalta que o Papa Francisco será lembrado como uma “luz orientadora de compaixão e sabedoria”, e conclui com um convite à oração e à união entre os povos:

“Neste momento de tristeza, permanecemos unidos — pessoas de boa vontade, mulheres e homens de paz — mantendo o Papa Francisco em nossos corações. Que seu espírito continue a nos inspirar a construir um mundo enraizado na paz. Que ele descanse em paz.”

Também outras lideranças demonstraram solidariedade aos fieis católicos. A Câmara Episcopal da Igreja Anglicana do Brasil (IEAB) expressou gratidão a Deus pela vida e ministério do Papa Francisco: “Um pastor cujo testemunho de fé, vida ecumênica, humildade e compaixão alcançaram milhões de pessoas”.

O CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs destacou que o pontífice viveu o testemunho corajoso em contextos hostis e o profundo compromisso ecumênico e inter-religioso. “Nós, teus irmãos e irmãs ecumênicos, oraremos, Papa Francisco, em solidariedade às comunidades enlutadas da igreja Católica Apostólica Romana e para agradecer a Deus por sua vida e testemunho.”

Já a Igreja Evangélica de Confissão Luterana recordou da liderança de Francisco como um farol de esperança, reafirmando que a fé e a espiritualidade são essenciais no enfrentamento dos grandes desafios do nosso tempo: as guerras, a desigualdade, a ganância e a degradação da criação de Deus.

Para a Pastora Blanches de Paula, da Igreja Metodista: “Realmente ele é tudo isso. Deus o recolheu para o descanso eterno e nós ficamos órfãos. Mas tenho certeza que o legado dele haverá de frutificar em todos aqueles que reconhecem Jesus como Senhor e Salvador deste mundo. Pois ele, o Papa Francisco, foi um instrumento nas mãos de Deus, nosso Pai.”

O Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs, a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU) e o Pastor Carlos Müller, Coordenador do GEB (Grupo Ecumênico de Brasília), também prestaram suas homenagens.

O Movimento dos Focolares, fundado sobre o ideal da unidade, acolhe com gratidão essas mensagens que refletem a semente lançada por Francisco na construção de pontes entre diferentes religiões e culturas — um chamado universal à fraternidade, à paz e ao amor mútuo.

Por Nicole Melhado – Assessoria de Imprensa Movimento dos Focolares 

Compartilhe
Veja também
Foto: Divulgação / Movimento dos Focolares Brasil.
Foto: Divulgação / Movimento dos Focolares Brasil.
Focolares reforçam medidas contra abusos. Fonte: Canva.
Focolares reforçam medidas contra abusos. Fonte: Canva.