Acompanhamos aqui as reuniões e trabalhos desenvolvidos pelos(as) jovens para irem à Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu neste mês de agosto em Lisboa, capital de Portugal. Com o encerramento do evento internacional que reuniu aproximadamente 1,5 milhões de jovens católicos de todo o mundo, um grupo de Belém, do Pará, compartilhou conosco uma impressão coletiva da magnitude desta JMJ em Lisboa.
Escutem o Senhor, porque Ele nos vai dizer qual o caminho do amor. Resplandecer, ouvir e, por fim, não temer. São as últimas palavras que Jesus pronuncia no monte para animar os discípulos assustados: «Levantai-vos e não tenhais medo» (Mt 17, 7). Uma ideia que nos Evangelhos é tão repetida: “Não tenham medo”. A vós, jovens, que cultivais sonhos grandes mas frequentemente ofuscados pelo medo de não os ver realizados.”
Estas foram as Palavras que ouvimos do Papa Francisco durante a missa de envio as margens do rio Tejo em Lisboa. Palavras que encorajaram e penetraram no coração dos 1,5 milhão de jovens provindos de todas as partes do mundo para viver a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa.
Dias riquíssimos de um profundo mergulho no encontro com Jesus e com tantas culturas diferentes. Línguas, culturas, raças, países; nada era empecilho e impedia os jovens a fazer a experiência da UNIDADE. A JMJ uma verdadeira expressão da primavera que a Igreja vive nos dias de hoje.
Durante a dinâmica da JMJ, muitas foram as oportunidades que os participantes tiveram de fazer um encontro pessoal com Jesus, que se apresentava através das Catequeses, Apresentações Artísticas, Shows, e nos belos momentos com o papa Francisco. Era realmente uma FESTA, a Festa da Ressurreição.
Dias intensos e propícios para a prática mútua do “Que todos sejam Um”.
E nós, os jovens e adultos do Movimento Paroquial do Norte do Brasil, Belém, também pudemos fazer está profunda experiência de encontro e mergulho.
Um de nós afirmou: “A JMJ foi desafiadora e não é para jovens frouxos”. E com tudo aquilo que ouvimos do Papa confirmava o que nos fazia ia pra frente, “Não tenham Medo”.
Fomos acolhidos pelas famílias do Movimento que deram tudo de si para propiciar o melhor durante os dias da JMJ. Famílias que também se tornaram nossas.
Após a JMJ participamos do Pós Jornada que aconteceu em Leiria com a presença do Centro da Obra e com jovens que assim como nos viveram a experiência da jornada.
Também nos dias que se seguiram pudemos visitar o Santuário em Fátima e agradecer a Nossa Senhora por todas as graças recebidas durante a Jornada e reafirmar o firme propósito de “apressadamente se por a caminho”.
Voltamos para o Brasil inflamados pelo que também disse o Papa Francisco, “É preciso caminhar e, no caso de cair, levantar-se; caminhar com uma meta; treinar-se todos os dias na vida. Na vida, nada é de graça; tudo se paga. Só uma coisa é gratuita: o amor de Jesus! Assim, com este dom gratuito que temos – o amor de Jesus – e com a vontade de caminhar, caminhemos na esperança, olhemos para as nossas raízes e continuemos para diante, sem medo. Não tenhais medo.”
Seguimos em frente e nos desafios da vida com o olhar naquela Luz que não se apaga.
Quem viu, também gostou
Peregrinos da JMJ 2023 se preparam na Mariápolis Glória.
Jovens da Amazônia recebem a benção para a JMJ 2023 sobre o olhar da Virgem de Nazaré.