SITE OFICIAL BRASILEIRO

Jovens do Brasil e de outros 48 países estarão no Genfest 2024. As inscrições continuam abertas

Jovens do Brasil e de outros 48 países estarão no Genfest 2024. As inscrições continuam abertas

O evento já contabiliza centenas de inscrições de jovens de todo o Brasil e de países como Itália, Austrália, Tailândia, Cuba, Zâmbia, Índia, Espanha, Colômbia, e outras nacionalidades.

A 12ª edição do Genfest, festival juvenil promovido pelo Movimento dos Focolares, que pela primeira vez será realizado em nível internacional na América Latina e terá como tema central “Juntos para Cuidar”, já é sucesso de inscrições. São esperados 6.000 jovens de todo o mundo para a 2ª fase do festival que ocorrerá em julho, no Centro de Eventos do Santuário de Aparecida (SP).

A proposta central do evento, a ser realizado em três fases, é promover a conexão entre os jovens e incentivá-los a assumir o compromisso de cuidar da vida no planeta, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As inscrições continuam abertas para jovens com idade entre 18 e 35 anos e devem ser feitas exclusivamente no site oficial www.genfest.org. Os jovens com 17 anos e que completarão 18 na época do festival, também podem participar. Já quem tem mais de 35 anos pode se inscrever como voluntário.

Este ano de 2024 é “o ano do anúncio da missão”, afirmou a presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram, que já confirmou presença no Genfest. Para ela, esse será um momento especial de anúncio do ideal do mundo unido, feito sob a inspiração do cuidado com a vida. Mais de 1.500 jovens do Brasil e exterior, como Itália, Austrália, Tailândia, Cuba, Zâmbia, Índia, Espanha, Colômbia e outras nacionalidades já garantiram sua vaga em pelo menos uma das 3 fases do festival. Ao todo, até o momento, os inscritos são provenientes de 49 nacionalidades. Segundo a organização central do evento, essa edição do Genfest deverá se multiplicar no mundo inteiro com encontros simultâneos realizados ao festival no Brasil.  

Para os participantes, será uma oportunidade única para uma experiência de convivência tal qual uma espécie de laboratório de construção do mundo unido. O jovem Raone Ramos, 23 anos, de Lajedo, interior de Pernambuco, já fez a sua inscrição. “Irei com outros 20 jovens da minha região. Estamos realizando várias atividades para arrecadar verba e pagar os custos do evento como vendendo pizza, doces e rifas. Sempre tive muita vontade de participar do Genfest. Era muito longe e eu não tinha idade. Então, este ano irei e isso me deixa muito feliz”, disse Ramos. Ele conta que quis se envolver e se preparar para estar em Aparecida, pois vê o evento como um motivador ao protagonismo dos jovens, do início ao fim.

“Um momento em que os jovens constroem juntos. É realmente incrível saber que tantas pessoas estão se preparando e trabalhando para que o Genfest ocorra. Para mim, o Genfest já está acontecendo! Vários jovens estão vivendo este momento e participando de lives ou trabalhando para estarem presentes nesse festival tão importante”, conta.

Também o espanhol Josué López Palomar tem grandes expectativas para o Genfest. Essa é a primeira vez que ele vem ao Brasil. “Vai ser uma grande oportunidade de conhecer jovens de outras culturas. Será a primeira vez que eu participo de um Genfest e estou muito feliz”, disse Palomar. Valentina Luna Cárdenas é da Colômbia e afirma estar também muito animada para participar do evento. “É a primeira vez que vou a um festival desses. Vou com meu irmão, que já participou da edição que aconteceu nas Filipinas”. Ela disse estar muito disposta a atuar pela promoção de um mundo unido.

As três fases do Genfest

A Fase 1 do Genfest, ocorre de 12 a 18 de julho deste ano em várias cidades do Brasil e da América Latina, quando cerca de 600 jovens realizarão trabalhos voluntários em mais de 40 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), ligadas à UniRedes. Durante essa semana de imersão na realidade sociocultural latino-americana, os participantes terão acomodações fornecidas pelas comunidades anfitriãs e três refeições diárias.

A Fase 2 do Genfest acontece em Aparecida, entre os próximos dias 19 e 21 de julho. Ela compreende o chamado evento central do festival, destinado a 6.000 participantes. Durante esses dias, os jovens terão a oportunidade de apresentar suas experiências em prol da construção de um mundo unido, da paz e da fraternidade universal, por meio de manifestações artísticas, depoimentos e outras dinâmicas. A inscrição para essa fase inclui a entrada e a alimentação. A organização central do evento ainda mantém sob a sua administração vagas para hospedagem, e o participante poderá providenciar isso à parte.

Já a 3ª Fase do Genfest, que ocorre de 21 a 24 de julho, é voltada a 2.000 jovens que poderão ‘prolongar’ sua rica experiência participando das comunidades “Pathways”. Serão momentos de encontro, workshops, oficinas, rodas de conversa e outras atividades, contando com a participação de profissionais renomados em diferentes áreas. O jovem que se inscrever nesta fase, deve escolher uma das seguintes comunidades para participar: I) Economia e Trabalho; II) Interculturalidade e Diálogo; III) Espiritualidade e Direitos Humanos; IV) Saúde e Ecologia; V) Arte e Compromisso Social; VI) Educação e Pesquisa; VII) Comunicação e Mídia, e VIII) Cidadania Ativa e Política. A proposta é que dessas áreas surjam redes de colaboradores, como forma de continuar essa experiência, nas cidades onde os jovens vivem.

Serviço

Inscrições e novidades do Genfest 2024 disponíveis no site www.genfest.org.  E se você deseja fazer uma doação para transformar a realidade de jovens que sonham participar do Genfest, e não tem condições financeiras, faça pix no e-mail mfocolares@yahoo.com.br ou no Banco do Brasil (001), Agência 3583-1, Conta Corrente 4448-2, CNPJ: 05.056.796/0001-18, Favorecido: MOVIMENTO DOS FOCOLARES MARIAPOLIS GINETTA.

Compartilhe
Veja também
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.