Levar por toda parte o espírito de família

O espírito de família é um modo de ser que vem do jeito como se espera o outro chegar, como se guarda silêncio para ouvir, como se oferece o último pedaço sem fazer cerimônia.
Quando carregamos isso para o mundo, levamos junto a capacidade de acolher. É como se, dentro de nós, houvesse sempre um lugar à mesa para mais alguém.
Levar o espírito de família é aprender a tratar cada pessoa com a dignidade que se dá aos que amamos.
E o curioso é que, quanto mais dividimos esse espírito, mais ele cresce.
Levar por toda parte o espírito de família é isso: ser presença que aquece, gesto que aproxima, palavra que cria pertencimento. É lembrar ao mundo, e a nós mesmos, que ninguém precisa caminhar só.

Apolonio Carvalho Nascimento
Compartilhe
Veja também