A arte vencedora foi desenvolvida pela jovem italiana Luana Gravina e comunica aspectos simbólicos que representam a fraternidade universal com o tema ‘Juntos para Cuidar’.
O Genfest está chegando! E chegou a hora de conhecer o logotipo do festival, escolhido para representar a edição que acontecerá no Brasil, em Aparecida, em julho de 2024. Foram recolhidos mais de 1.745 votos de todo o mundo distribuídos entre os 6 logotipos apresentados à seleção. O logo vencedor é de autoria da italiana Luana Gravina.
“Fiz a arte para comunicar de forma simples e eficiente. São muitos significados no logo que têm relação direta com os propósitos do Genfest. A arte comunica aspectos fundamentais do carisma do Movimento dos Focolares como conexão, a natureza (o planeta), a unidade e a cruz. Além de estar em sincronia com o tema desta edição do festival que é ‘Juntos para Cuidar’”, explica Luana.
Significados
O logo possui elementos que representam as diferentes culturas e que se entrelaçam formando uma figura complexa, a qual sugere a conexão entre visões de mundo diferentes. O logo conta com 4 linhas que simbolizam, no número e nas cores, os quatro elementos da natureza (água, ar, fogo e terra). A peculiaridade dessa arte é sua capacidade de se tornar um padrão: se colocado lado a lado de forma repetitiva, isso dá vida aos círculos representando a unicidade. Idealmente, as linhas criam uma figura semelhante a uma cruz.
Assim, nasceu o logotipo da edição do Genfest no Brasil, que acontece entre os dias 19 a 21 de julho de 2024, em Aparecida, no estado de São Paulo. O santuário de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi a escolhido para acolher os jovens do mundo inteiro. O evento, realizado a cada seis anos em nível internacional, é um grande festival do setor juvenil do Movimento dos Focolares que reúne pessoas de todo o mundo, de diversas convicções religiosas e não religiosas, etnias e culturas.
Saiba mais sobre o Genfest
– O grande festival é um encontro pela fraternidade universal! A programação intensa contempla várias atividades artísticas, culturais e formativas. O programa prevê ainda a troca de experiências entre seis mil jovens provenientes dos cinco continentes, com idade entre 18 e 35 anos, aguardados para celebrar e refletir a construção de um mundo mais unido.
O Genfest espera promover o protagonismo da juventude na concretização de ações que favoreçam a união e o diálogo por meio do intercâmbio de experiências culturais, religiosas e sociais. Assim, sua proposta é conectar, promover e celebrar atividades e atitudes práticas que visam cuidar do meio ambiente, das pessoas e dos povos, especialmente os mais vulneráveis.
A primeira edição internacional do evento foi realizada no ano de 1973, em Loppiano, pequeno vilarejo do Movimento dos Focolares, nos arredores de Florença, na Itália. Desde então, foram realizadas várias edições em diversos países, sendo a última no ano de 2018, em Manila, nas Filipinas, a primeira edição mundial fora do continente europeu. Na conclusão do evento em 2018, o Brasil foi anunciado como o país escolhido para sediar o Genfest 2024.
Leia mais: Brasil sediará Genfest 2024
Movimento dos Focolares – Nasceu em 1943 em Trento, durante a Segunda Guerra Mundial, a partir da experiência pessoal de Chiara Lubich e está presente em 182 países, com cerca de 2 milhões de adeptos e simpatizantes de todas as idades, vocações, religiões, crenças e culturas. Os Focolares estão comprometidos com um projeto global de construção da fraternidade, que tem, ao mesmo tempo, uma dimensão local. No Brasil, o movimento conta com 67 centros de difusão e cerca de 82 mil membros presentes em mais de 500 cidades.
Confira vídeo spot sobre o evento: https://youtu.be/HF1E7CD6QHA
Para você ficar por dentro de todas as novidades, tendências e informações do GENFEST 2024, nos acompanhem em nossas redes sociais: