Mais de 2000 pessoas participaram da Mariápolis para as comunidades de Alagoas, Sergipe e Bahia, realizada entre os dias 20 a 23 de agosto, pela primeira vez em formato totalmente online. Transmitida pelo Youtube do Movimento dos Focolares, o evento teve como tema “Chamados a testemunhar o amor”.
A abertura aconteceu com um vídeo da fundadora dos Focolares, Chiara Lubich, contando em primeira pessoa como foi o nascimento do Movimento.
Depois dessa “largada” especial, a programação seguiu repleta de testemunhos, reflexões, músicas, e muito mais. Ainda no primeiro dia, em sinergia com o tema da Mariápolis, alguns focolarinos (leigos consagrados no Movimento dos Focolares) compartilharam com a atenta audiência a experiência de deixar tudo para evangelizar em outros países.
Parte da programação foi dedicada aos testemunhos que exemplificavam a vivência do Projeto Mundo Unido “Ousar Cuidar”, protagonizado pelos jovens e vivido em todo o mundo pelas comunidades dos Focolares. Jovens, adultos, famílias e projetos sociais mostraram como colocar em prática o cuidado com o meio ambiente, o cuidado com a família, o cuidado com a política e o cuidado com a sociedade.
A Mariápolis também apresentou aos participantes ao menos dois projetos sociais nos quais o Focolare está envolvido: a “Catequese Musical” realizada na comunidade Tancredo Neves/Beiru, em Salvador, e o projeto Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (CASEM), em Sergipe, que proporciona medidas educativas e sociais aos meninos assistidos pelo projeto.
Mariapolital com Gen Verde e Gen Rosso
E como já é tradição, não poderia faltar o Mariapolital: momento de descontração típico das Mariápolis, com apresentações artísticas, musicais e sempre muito divertidas.
“Esse momento divertido proporcionou diversas lembranças das Mariápolis presenciais, cheio de humor e nostalgia construímos uma linda noite com fotos, depoimentos de momentos engraçados que vivemos em outras Mariápolis. Fechamos com Gen Rosso e Gen Verde se apresentando para nós! Que belo!”, escreveu a comunidade.
Famoso por publicar diariamente reflexões do Passa Palavra, Apolônio Carvalho também marcou presença na Mariápolis, dessa vez para para explicar, de forma bem didática, o que significa um dos pontos da espiritualidade coletiva dos Focolares: Jesus em Meio.
E como a Mariápolis é de toda a família, as crianças também participaram da programação, explicando aos presentes o Dado do Amor, um jogo que propõe a vivência de seis pontos conectados com a vida do Evangelho: amar a todos, amar o inimigo, amar Jesus no próximo, colocar-se no lugar do outro, amar o próximo e ser o primeiro amar.
A Mariápolis foi encerrada com uma mensagem especial do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Dom Sérgio e com uma missa ministrada pelo Pe. Jonathan de Jesus, diretamente do seminário de Salvador, ao vivo.
Os vídeos das transmissões estão disponíveis em nosso canal do Youtube! Confira!