A nova presidente do Movimento dos Focolares para o próximo mandato é Margaret Karram, nascida em Haifa, na Terra Santa, em 1962.
A eleição, para a qual são necessários ao menos dois terços dos eleitores presentes, aconteceu domingo, 31 de janeiro, e foi aprovada pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, conforme exigido pelos Estatutos do Movimento.
A nova presidente – que, por Estatuto, deve ser sempre uma mulher – dirigirá o Movimento nos próximos seis anos.
Devido à pandemia, a Assembleia geral do Movimento dos Focolares, que votou a nova presidente, está se realizando inteiramente online. Teve início no dia 24 de janeiro e se concluirá no próximo dia 7 de fevereiro de 2021. É a terceira Assembleia geral realizada após a morte da fundadora, Chiara Lubich.
Participam dela 359 pessoas, do mundo inteiro, representando as diferentes culturas, gerações, vocações, pertenças eclesiais e credos religiosos presentes no Movimento dos Focolares.
Após a eleição da presidente terão lugar, dia 1º de fevereiro, a eleição do copresidente, que, por Estatuto, deve ser um focolarino sacerdote, e a eleição dos conselheiros que colaboram no governo central do Movimento.
Seguirá um comunicado à imprensa.
Lorenzo Russo – Departamento de Comunicação do Movimento dos Focolares