“Migrantes e refugiados: desafios para as religiões” foi a temática debatida no IX Encontro Inter-religioso deste ano.
Participante da rede nacional para acolher imigrantes e refugiados em situações de vulnerabilidade em Florianópolis (SC), Clefaude Estimable foi escolhido para representar a Igreja Católica no IX Encontro Inter-religioso que ocorreu no dia 10 de novembro, com temática migrantes e refugiado: desafios para as religiões.
Hatiano e assistente dos adolescentes do Movimento dos Focolares, Clefaude nos conta que esta se tornou uma oportunidade única para falar sobre as experiências vividas na Pastoral com os migrantes, a partir da perspectiva cristã católica.
“Foi uma experiência de grande valor, onde pude contribuir para a Igreja e à sociedade através do Movimento. E percebi o quanto é importante traduzir o Ideal de Chiara Lubich numa linguagem capaz de atingir a todos, sem discriminação ou preconceito.”
Casa do Migrante – Scalabrini
A pastoral Casa do Migrante – Scalabrini surgiu em 2019 e desde 2021 é apoiada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM). Dentro dela o trabalho de Clefaude consiste em acolher, encaminhar, acompanhar e proteger os/as imigrantes e refugiados/as que chegam da África, da América Latina e do Caribe e que se comunicam através do francês, crioulo e espanhol para aqueles que ainda não falam o português. Para facilitar o diálogo, ele entra em cena e ajuda as famílias nas áreas da educação, saúde, social e cultural.
E foi durante a celebração de dois anos da Casa, que contou com a presença do Superior Nacional e Regional da instituição e de seu coordenador, além do Bispo da região metropolitana Dom Wilson Tadeu e de representantes da ONU para as migrações em Brasília, do Ministério Público de Santa Catarina, da CNBB regional Sul 04, que o tradutor foi convidado a participar do Encontro.
“O Superior Nacional no seu discurso de abertura falou que o Movimento dos Focolares ajudou muito a sua congregação. Ele me disse: ‘Você não tem noção do tamanho do serviço que você fez para conseguir essa casa, como nosso carisma é acolher os imigrantes se não fosse a sua articulação para realizar este projeto seria uma falha para nós, Obrigado!’. A partir desse evento fui escolhido pelo comitê para representar a igreja. “