SITE OFICIAL BRASILEIRO

Moda & Arte

Participantes do Movimento dos Focolares relatam experiências da vida em comunidade. Leia e conheça um pouco mais sobre a realidade do Movimento no Brasil.

A Afaso (Associação famílias em solidariedade), é uma obra da obra. No inicio deste ano a Fundação das Lojas Renner entrou em contato com a Nilene Nalin, voluntária, que trabalha nesta associação há 28 anos, para darmos andamento a um projeto que havíamos inscrito em 2018, e que foi contemplado neste ano. Tinha consciência que estava participando junto a Afaso, como colaboradora, para colocar meus talentos em comum, para mim significou qualificação das peças produzidas, por exemplo, dentro do possível, mas sobretudo para amar cada um que encontrasse, junto com a Fabiane, uma focolarina , e a Marcia Theisen. Assim estaria servindo a obra e a Igreja, pois o Papa Francisco nos tem pedido para estamos próximos aos nossos pobres.

Iniciamos o Projeto chamado Moda & arte, apoiados pela Renner financeiramente, assim podemos contar com colaboradores como pessoas que trabalham na confecção de bijuterias, primeiro módulo do curso. Foi um percurso nada fácil, pois começamos fazendo, por exemplo, fuxico e somente dois alunos de dezenove haviam segurado uma agulha. Tivemos que refazer a cada aula o que íamos trabalhar. Um empenho forte que só fez com que construíssemos com uma artista artesã que convidamos para construir este curso com a gente. Além de dificuldades de aprendizado, vimos que muitos tinham baixa visão e começamos toda uma pesquisa para conseguir oftalmologista, pois no posto de saúde para uma consulta nesta especialidade o tempo de espera é em torno de sete meses. Fomos ao médico que
costumo ir, este fez um pequeno desconto e resolvemos o caso de uma aluna de 15 anos, que era grave. O médico disse que ela jamais havia enxergado antes. A mãe dela me disse que seu marido e a filha menor também apresentavam as mesmas deficiências. Marquei consulta para os dois. Como a menina precisava de um colírio que deve usar para sempre, entrei em contato com uma amiga advogada, casada com um político, que trabalha em várias causas sociais. Quando ela soube que ia levá-los se ofereceu para pagar o médico e um exame igualmente caro que eu já tinha pagado para a menina de 15 anos.

O pai também necessitava urgente de uma cirurgia, pois estava na eminência de ficar cego com seus 34 anos. Encaminhamos tudo pelo SUS, mas novamente o entrave, 800 pessoas aguardam na sua frente. Voltei a falar com a advogada e ela disse que a justiça também é morosa e se ofereceu novamente a pagar a cirurgia de 5.550 reais. Fui atrás de outra oftalmo que cobrou um valor um pouco mais baixo, mesmo que esta senhora poderia pagar. Para mim era forte que, se quero justiça devo ser justa com todos com os quais estava tendo contato. Com isto chegou a providência, as 10 consultas para os alunos que faltavam, conseguimos com um desconto muito maior e para a cirurgia do pai desta aluna. A Afaso conseguiu uma ótica e ganhamos as lentes, que são muito caras, e as armações usadas pedimos a
doação de várias pessoas.

Já no inicio do curso demos aos participantes do curso, uma bolsa de 80,00 reais, acreditando que com isto participariam até o final, pois a desistência é muito grande quando fazem os cursos. Ficamos muitos felizes, pois o ultimo mês da bolsa muitos pagaram a consulta do oftalmo com este dinheiro e, ainda outra resposta deles que nos deu muito alegria foi terem aderido 100% ao segundo módulo mesmo tendo sido cortada esta bolsa de estudos. Na festa de encerramento do 1º módulo foi muito lindo. Foi nítida a alegria e a constatação de que são capazes de realizar e produzir peças de bijuterias lindas que as
pessoas queiram comprar, pois o foco do curso é geração de renda, uma economia criativa. A presença da sensibilização de duas psicólogas foi muito importante, pois as alunas e o aluno, constataram através de dinâmicas o quantos são mulheres e homem, lindos e que podem fazer tudo oque se propõe. Quatro das participantes são mulheres do Abrigo da Casa Lilás do nosso Estado e na sensibilização enquanto se olhavam em um espelho dentro de uma caixa, ela verbalizou que quando viu sua imagem no espelho esta imagem estava cheia de vida, e que queria viver. Ela embora seja usuária de craque e cocaína esta limpa há vários meses, falou em nome da turma nos agradecimentos, e é uma das alunas mais talentosas e criativas.

Neste curso ganhamos muitas bijuterias e materiais usados e o curso está se caracterizando por ser upcycling, que significa propor o reaproveitamento de objetos, com criatividade e respeito ao meio ambiente. O segundo módulo iniciou e vamos fazer sacolas ecobag, com calças jeans usadas, roupas, tecidos, cintos, etc. A Fundação Renner quer apoiar mais uma edição do curso com o dobro de
orçamento. Fizeram parte do curso uma aluna pesquisadora de arte e educação do Instituto de arte da UFRGS, convidei uma Design de moda que produz bijuterias de materiais recicláveis para dar ainda algumas aulas antes do final do curso que acaba em setembro.

Porto Alegre/RS.

Clique aqui para ver outras experiências dos empenhados do Movimento Humanidade Nova.

Compartilhe
Veja também
Na última semana de dezembro, a comunidade do Movimento dos Focolares de Santo Antônio da Patrulha (RS) realizou o Projeto Árvore na Praça.
O evento aconteceu no dia 15 de novembro e propôs como lema "se você quiser construir a paz, abra seu coração e estenda sua mão".
Doe para as famílias que perderam tudo após o ciclone no Sul. Focolares de Lajeado disponibiliza fonte confiável para doações.