Mais de 30 representantes de pastorais, organismos e movimentos da Igreja Católica participaram do evento online.
A Comissão Episcopal para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com a Pastoral da Comunicação do Brasil e a Signis realizaram no sábado, 4 de fevereiro, a 1ª Assembleia da Comunicação Eclesial com participação de mais de representantes responsáveis pela comunicação de pastorais, organismos e movimentos eclesiais da Igreja Católica no Brasil, entre eles estava presente o Movimento dos Focolares.
Esta primeira assembleia teve como objetivo ampliar o conhecimento das diferentes expressões de comunicação na Igreja no Brasil, a partir da escuta de suas alegrias e dores, tendo em vista o fortalecimento da sinergia em torno das ações comuns e em vista de um projeto de Comunicação Integrada na Igreja no Brasil.
O Bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Joaquim Giovani Mol defendeu que a comunicação esteja muito ligada à missão da Igreja. “Não podemos perder nada do que o Papa Francisco fala sobre comunicação’, disse. O bispo retomou uma fala de Francisco, feita na assembleia para o Dicastério para a Comunicação, no dia 12 de novembro de 2022. “É preciso uma comunicação que seja capaz de combater a calúnia, a violência verbal, o personalismo e o fundamentalismo’.
Leia também a orientação do Papa Francisco aos bispos amigos dos Focolares.
A assessora de comunicação do Movimento dos Focolares, Nicole Melhado, destacou que a comunicação está entre os pilares da Obra desde seu surgimento durante a Segunda Guerra Mundial e sua fundadora Chiara Lubich.
“O próximo grande desafio é comunicar o Genfest, evento internacional da expressão juvenil, que será realizado na cidade de Aparecida (SP) no próximo ano, e deve atrair milhares de jovens do Brasil todo e do mundo. Nosso objetivo é que não apenas jovens do Movimento e da Igreja Católica participem, mas todos os jovens sedentos por um propósito e mostrar que a fraternidade universal é possível, não apenas com palavras, mas com nossas vidas”, destacou Nicole durante a assembleia.
Atualmente, entre as principais ferramentas de comunicação, os Fococlares contam com site oficial, a revista e editora Cidade Nova, e atuação nas redes sociais.
Saiba mais sobre a 1ª Assembleia da Comunicação Eclesial em: Pastorais e movimentos eclesiais partilham dores e alegrias na 1ª Assembleia da Comunicação Eclesial – CNBB