SITE OFICIAL BRASILEIRO

Multiplicando o serviço por amor

doação de marmitas

Experiência do Grupo Servos por Amor, de Belo Horizonte (MG):

“No início da Pandemia, soube de uma iniciativa para levar refeições aos moradores de rua e senti um grande desejo de fazer o mesmo. Nas imediações onde moro há vários moradores de rua e então me lancei a fazer as marmitas com o auxílio do meu marido. Foi uma grande alegria poder levar alimento a estes irmãos, lembrando-me da frase de Jesus: “O que fizerdes ao menor dos meus, é a mim que o fazeis”.

A princípio, era uma iniciativa individual, mas agora somos 6 cozinheiras e 2 cozinheiros. Estamos com a produção de 1700 marmitas por mês.

Logo nos vinculamos à Pastoral Nacional do Povo de Rua, que congrega mais de 80 grupos como o nosso. Essa relação com a Pastoral tem sido uma referência para os integrantes do grupo, porque é uma Instituição séria, que articula as ações dos grupos, repassando doações e organizando as ações dos grupos para que não haja sobreposição na distribuição de alimentos nos vários pontos da cidade. 

Além do apoio da Pastoral, recebemos doações de gêneros alimentícios e doações em dinheiro, que têm possibilitado a aquisição de matéria prima e itens de higiene e segurança para a confecção e entrega das refeições. Agora também temos o Instagram (@servosporamorbh). Aos poucos, foi se formando uma rede de solidariedade e hoje somam mais de 100 colaboradores entre cozinheiras, entregadores, doadores, motoristas solidários, apoio na captação e distribuição de doações, compra de material, dentre outros.

Nesse período fomos surpreendidos por uma abundância de doações: um restaurante nos propôs a doar 250 marmitas por semana, uma padaria também passou a nos doar pães e bolos para toda a semana, além de água mineral, achocolatado e outros itens que têm nos permitido enviar uma alimentação que supre 2 refeições diárias.

Lembrei-me das palavras do Papa Francisco: “deixar-se surpreender por Deus.”

Essa comunhão é a providência que nos sinaliza que devemos ir em frente.

Nem sempre é fácil estarmos nesse serviço, pois são muitos desdobramentos, que exigem tempo, compromisso e dedicação, mas a unidade construída com cada um encoraja o grupo a seguir em frente, confiantes de que Deus nos sustenta na caminhada”.

Compartilhe
Veja também
Jornada de aprendizagem Amazônia Viva EaD ensinará como empreender de modo mais sustentável na região amazônica
Com o tema “Abraçar a humanidade, despertar a mudança”, a Semana Mundo Unido 2024 tem início no dia 1º de maio.
No próximo dia 18 de maio, no Centro Mariápolis Glória, em Benevides (PA), o Movimento dos Focolares realizará a "Maloca Ecumênica - Juntos Pela Amazônia", evento que reunirá cerca de 150 cristãos das várias Igrejas, membros das diversas religiões, cidadãos ativistas na construção da Paz.