Pegou-nos de surpresa a notícia da visita do papa Francisco a Loppiano, cidadezinha de testemunho do Movimento dos Focolares, prevista para o dia 10 de maio de 2018. A presidente Maria Voce o receberá junto com o superior eclesiástico local, dom Mario Meini, bispo de Fiesole.
“Esta notícia me surpreendeu e me deu uma profunda alegria”, comentou imediatamente Maria Voce. “É uma grande honra para o Movimento dos Focolares receber, entre nós, a visita de um papa, em uma das nossas cidadezinhas. Mas é sobretudo um impulso para intensificar o empenho em viver o amor e a unidade, enraizados no Evangelho. Desejamos que o papa Francisco encontre um sopro de evangelho vivido, quando chegar em Loppiano. E agora que a notícia começa a difundir-se nas comunidades do Movimento, esta alegria e este empenho serão compartilhados no mundo inteiro”.
Loppiano é a primeira das cidadezinhas dos Focolares. Surgiu perto de Florença, em 1964, nas colinas toscanas (Italia). Atualmente conta com cerca de 850 habitantes: homens e mulheres, famílias, jovens e adolescentes, sacerdotes e religiosos, de 65 países dos cinco continentes. Mais da metade de seus habitantes reside ali permanentemente e os demais frequentam uma das 12 escolas internacionais que preveem um período de 6 a 18 meses.
A composição internacional e multicultural de seus habitantes, que vivenciam a lei do amor mútuo, faz de Loppiano um laboratório de convivência entre pessoas de diversas idades, condições sociais, tradição, cultura e crença religiosa.
Source: Site Internacional