O tesouro da família

O tesouro da família

Entre os dias 18 e 20 de outubro, o Centro Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (PE), recebeu o “Grande Encontro de Famílias Novas”: encontro organizado pelo Movimento Famílias Novas que reuniu aproximadamente 200 pessoas de diferentes estados do nordeste para refletirem sobre o tema “O Tesouro da Família”.

O encontro foi aberto com uma inspiradora meditação de Chiara Lubich (1920-2008), fundadora do Movimento dos Focolares, que convidou todos a dilatar seus corações para amar, concretamente, os que estão ao seu redor. Esse momento de reflexão foi o ponto de partida para discutir a importância da reciprocidade no amor, essencial para criar um ambiente familiar acolhedor e harmonioso.

A temática central do encontro ressaltou a necessidade de se estabelecer as condições favoráveis para ter a presença de Jesus entre nós, conforme encontramos na passagem bíblica: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio deles” (Mateus 18:20). A ênfase foi na reciprocidade no amor, vivida sem pretensões e gratuitamente, como forma de realizar o testamento de Jesus: “Que todos sejam um!” (João 17:21-23).

A dinâmica do encontro envolveu partilhas de experiências de vida do evangelho nas famílias, encontros em grupos e diálogo a dois. Temas atuais e desafiadores para as famílias foram abordados, como a educação financeira, destacando o sentido de comunhão iluminado pelo carisma do Movimento dos Focolares e a educação dos filhos, propondo uma postura de proximidade e conexão dos pais para com os filhos.

Nas oficinas que foram realizadas, os participantes discutiram temas como: “Investir para Amar” (finanças na família), “Diálogo com os Avós”, “Uso de Telas e Saúde Ocular” e “Desafios nos Anos Iniciais do Matrimônio”. 

O encontro foi encerrado com um discurso de Chiara Lubich sobre a importância da vivência da Palavra de Deus na vida familiar. Lembrando a experiência do Movimento dos Focolares desde seu início, como diz a própria fundadora:

“Escolhemos uma frase para colocar em prática durante um mês na nossa vida do dia a dia. Desse modo, a nossa existência vem “evangelizada” e imersa em Deus, presente totalmente em cada fragmento da sua Palavra”.  

Dentre os depoimentos colhidos após o encontro, destacaram-se: “Foi um momento de fortalecimento de laços familiares”, “Foram dias de luz, senti-me acolhida”, “Os filhos foram bem acolhidos e amados”.

Poesia de Leôncio, de João Pessoa-PB:

O encontro começou

Eu vou contar como foi.

Como essa gente acatou.

Experiências vividas.

Destas famílias queridas.

Que vivenciam o amor.

O encontro foi o máximo.

De dentro do consciente.

Famílias Novas empenhadas.

A unidade avançou.

Quando se fala de amor.

A tradição dessa gente.

Jesus Cristo está presente.

Assim Chiara ensinou.

Onde dois ou mais se encontram.

Eu estou no meio deles.

Ajudando-os plenamente.

Quem vive o momento presente.

É fraterno no amor. 

A força da lealdade.

A maior realidade.

É a força do amor.

Quem viu, também gostou:

Edificando famílias novas em Maceió

Jornada para as Famílias em Aracaju (SE): “Famílias em Ação: um mosaico de vida”

Compartilhe
Veja também