O Movimento dos Focolares do Distrito Federal realizou a oficina do Dado da Paz/Dado do Amor com cerca de 20 integrantes do Grupo Escoteiro Católico Sagrado Coração de Jesus, sendo crianças e adolescentes, no dia 24 de setembro. Os escoteiros estavam acompanhados de seus monitores, alguns responsáveis e da representante Elisa Nicolato do Grupo Escoteiro do Mar Corsários do Cerrado, em Vila Planalto (DF), que pôde conhecer a proposta do Dado.
A manhã começou com a apresentação coletiva e com a já tradicional oração matinal. Em seguida, a dupla Pepê e Jotabê (palhaços inspirados nos personagens homônimos da história em quadrinhos) entraram em cena para explicar o que é o amor, de como surgiu a arte de amar e sobre a importância de saber ouvir – tudo em forma de teatro.
Após a apresentação, os escoteiros foram divididos em 6 pequenos grupos, onde cada um dialogou sobre uma das faces do Dado da Paz.
O interesse foi geral, principalmente do menores que quiseram jogá-lo de imediato. Para ninguém ficar triste, unimos todos eles para jogarem juntos, de uma só vez, e ficaram bastante felizes, principalmente ao ver a frase que foi: Amar o Outro.
Contou o grupo dos Focolares.
Segundo o grupo, houve encantamento e muita curiosidade por parte dos menores durante a dinâmica e os adolescentes contaram muitas experiências de vida em seu dia a dia da frase que refletiram.
Por último, o chefe responsável daquele grupamento, Jean P. Lang, surpreendeu a todos. Ele gostou tanto do Dado que lhe foi apresentado ao longo da preparação deste dia, via WhatsApp, que criou 2 versões dele: uma para promoverem a paz com as regras dos lobinhos com 6 faces como o Dado que lhes apresentamos; e a outra para os Escoteiros, com 10 faces para promoverem a paz a partir das suas regras. Com isso, todos dali ficaram com o compromisso de jogar os 3 dados semanalmente e principalmente de viverem as frases que caírem para compartilharem a cada encontro.