No último final de semana, 23 e 24 de novembro, a comunidade do Movimento dos Focolares de Santa Catarina realizou o encontro Planejar 2025, um momento de convivência, profundidade e fortalecimento da caminhada comunitária e perspectivas para o próximo ano. Ao todo, estiveram presentes 53 representantes.
O encontro começou com um diagnóstico prévio sobre as principais forças, desafios e propósitos das comunidades, o que subsidiou os diálogos e trabalhos em grupos temáticos.
Na manhã do 1º dia, a palavra “esperança” guiou os diálogos, a partir da reflexão do Papa Francisco: “Não deixar que o outono da desilusão apague a primavera da esperança”. Os representantes das comunidades aprofundaram o tema sobre Liderança Comunitária, preparado de forma dinâmica e sob a luz do Carisma da Unidade para ajudar na compreensão dos processos de liderança com confiança e serviço.
Em Grupos de Trabalho (GT), os participantes foram convidados a refletirem e apresentarem, coletivamente, proposições segundo o olhar sobre: Acompanhamento e Formação; Novas Gerações; Envolvimento Local e Igreja em Saída; Comunicação; Mariápolis e Eco-gerações. Cada grupo teve tempo suficiente para que escutar as contribuições de todos os participantes e, de forma divergente (método dialógico), convergirem para processos de mudanças, ampliação ou fortalecimento de ações ou diretrizes para 2025.
No 2º dia, após a meditação, os participantes apresentaram os resultados dos GTs de forma propositiva e com ideias inovadoras para o ano que vem. Em seguida, puderam conhecer o FORMAT, a plataforma e construção metodológica da formação das Novas Gerações.
Por fim, o Planejar 2025 foi encerrado com um momento profundo de escuta e comunhão sobre a vida comunitária e experiências pessoais que geraram frutos ao longo deste ano, e a missa celebrada por Padre Vilson Groh.
Quem viu, também gostou
Novas famílias participam do percurso formativo de Famílias Novas em Santa Catarina